A doença de Alzheimer (DA) é uma doença progressiva que faz com que as células do cérebro se definhem e morram. A doença de Alzheimer é a demência mais comum. Demência é um termo usado para descrever um grupo de sintomas que afetam a memória, o pensamento e as habilidades sociais com gravidade suficiente para interferir nas funções diárias.
A perda de memória é o principal sintoma da doença de Alzheimer. Um sinal precoce da doença é a dificuldade em se lembrar de eventos ou conversas recentes. À medida que a doença progride, o comprometimento da memória persiste e piora, afetando a funcionalidade no trabalho ou em casa.
As memórias musicais geralmente são preservadas na doença de Alzheimer, porque as principais áreas do cérebro ligadas à memória musical são relativamente intactas pela doença. Pesquisas sugerem que ouvir ou cantar músicas pode proporcionar benefícios emocionais e comportamentais para pessoas com doença de Alzheimer e outros tipos de demência.
A música também pode beneficiar os cuidadores, reduzindo a ansiedade e a angústia, aliviando o humor e fornecendo uma maneira de se conectar com os entes queridos que têm a doença de Alzheimer – especialmente aqueles que têm dificuldade em se comunicar.
Se você gostaria de usar a música para ajudar um ente querido que tem a doença de Alzheimer, considere estas dicas:
- Pense nas preferências do seu ente querido. Que tipo de música gosta? Que música evoca memórias de momentos felizes em sua vida? Envolva a família e os amigos pedindo-lhes que sugiram músicas ou criem listas de reprodução.
- Defina o humor. Para acalmar seu ente querido durante as refeições ou uma rotina de higiene matinal, toque uma música ou cante uma música que seja calmante. Quando você quiser melhorar o humor, use músicas mais animadas ou em ritmo mais acelerado.
- Evite a superestimulação. Ao tocar música, elimine os ruídos concorrentes. Desligue a televisão. Feche a porta. Defina o volume com base na capacidade auditiva do seu ente querido. Escolha músicas que não sejam interrompidas por comerciais, o que pode causar confusão.
- Incentive o movimento. Ajude seu ente querido a bater palmas ou bater os pés no ritmo. Se possível, considere dançar.
- Cante junto. Cantar junto com seu ente querido pode melhorar o humor e melhorar seu relacionamento. Alguns estudos iniciais também sugerem que a memória musical funciona de forma diferente de outros tipos de memória, e cantar pode ajudar a estimular memórias únicas.
- Preste atenção à resposta do seu ente querido. Se ele ou ela parece gostar de músicas específicas, toque-as com frequência. Se reagir negativamente a uma determinada música ou tipo de música, escolha outra coisa.
Uma melodia agradável provoca a liberação de neurotransmissores e traz benefícios tanto emocionais quanto cognitivos. Escutar e cantar uma música conhecida estimula certas regiões cerebrais promovendo a evocação de memórias antigas e bem-estar, além de muita diversão.
Para saber mais: https://www.youtube.com/watch?v=9CATS3Y86lA