Especialização em

Neuropsicologia Clínica

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Termina 22 de agosto de 2024 00:00
Curso Telepresencial

Via Zoom

Aulas mensais ao vivo (via Zoom) com professores de todo o país, com disponibilização da gravações (por 15 dias) após cada aula.

Se quiser desistir, desista! Ou...

Faça a diferença!

Torne-se um especialista em Neuropsicologia Clínica! Escolha 360h ou 600h e transforme vidas!

Experiência Comprovada

Nossos alunos dominarão: Processos cognitivos e comportamentais de crianças, adultos e idosos, como a memória, linguagem, percepção, atenção, raciocínios, inteligência, comandos motores, funções executivas e outros. Métodos de avaliação neuropsicológica. Métodos de reabilitação e intervenção. E muito mais!

18 anos qualificando profissionais de verdade!
Casos de Sucesso de nossas

ex-alunas

Bruna Allam e Juliana Aguiar, aprovadas na Rede Sarah em 2022! São muitas outras estórias de sucesso ao longo de nossa jornada! Venha fazer parte de nossa equipe!

Restrito à Psicólogos

Prática supervisionada

Foco em experiência clínica! Prática supervisionada em grupos. Aprenda testes psicológicos já no início do curso. Monitorias e tutorias quinzenais!

Informações Gerais

Cronograma de Aulas

Cronograma de Aulas para 2024 a 2026


23 e 24 de agosto de 2024
Histórico e Bases Teóricas da Neuropsicologia

20 e 21 de setembro de 2024
Fundamentos da Neurociência Cognitiva

18 e 19 de outubro de 2024
Memória, Emoções e seus Transtornos

22 e 23 de novembro de 2024
Funções Executivas e seus Transtornos

13 e 14 de dezembro de 2024
Comunicação, Linguagem e seus Distúrbios

24 e 25 de janeiro de 2025
Avaliação Neuropsicológica da Percepção, Praxias e Habilidades Visuoespaciais

21 e 22 de fevereiro de 2025
Síndromes Neurológicas

21 e 22 de março de 2025
Avaliação Neuropsicológica do Adulto e Idoso

18 e 19 de abril de 2025
Neuropsicologia das Demências e Avaliação Funcional

23 e 24 de maio de 2025
Fundamentos de Psicometria

20 e 21 de junho de 2025
Neuropsicologia Infantil e do Adolescente

25 e 26 de julho de 2025
Psicopatologias e Neuropatologias Infantis

22 e 23 de agosto de 2025
Avaliação Neuropsicológica Infantil

19 e 20 de setembro de 2025
Elaboração de Laudos Neuropsicológicos

24 e 25 de outubro de 2025
Neuropsicopedagogia: Neuropsicologia no Contexto Escolar

21 e 22 de novembro de 2025
Intervenções nos Transtornos de Aprendizagem

12 e 13 de dezembro de 2025
Neuropsicologia nos Transtornos Mentais

23 e 24 de janeiro de 2026
Neuropsicofarmacologia e Dependência Química

20 e 21 de fevereiro de 2026
Neuropsicologia no Contexto Hospitalar

20 e 21 de março de 2026
Neuropsicologia Jurídica e Forense

24 e 25 de abril de 2026
Abordagens de Reabilitação Neuropsicológica no Adulto e Idoso

22 e 23 de maio de 2026 - Práticas em Reabilitação Neuropsicológica no Adulto e Idoso

19 e 20 de junho de 2026
Atualidades em Neuropsicologia: da Avaliação à Reabilitação

24 e 25 de julho de 2026
Uso da Inteligência Artificial na Neuropsicologia

Estágio supervisionada e atendimento clínico: 240 horas-aula. Supervisões em grupo.

Mais informações: 1 hora/aula = 50 min.

Docentes do Curso

Anamara Ferreira Ribeiro, M.Sc.:
Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília. Especialista em Neuropsicologia Clínica e em Terapia Cognitivo-Comportamental. Atua como consultora em Gestão de Pessoas, psicóloga clínica e supervisora em Neuropsicologia Clínica no IBNeuro.

Anna Carolina de Almeida Portugal, Ph.D.:
Doutora em Fisiologia pela Universidade Federal Fluminense. Psicóloga pela UFF. Professora Substituta na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Antônio de Pádua Serafim, Ph.D.:
Professor do Departamento de Psicologia da Aprendizagem na USP. Atua nas áreas de saúde mental, neuropsicologia, personalidade e violência em contextos clínicos e forenses. Coordena o LEANPSI - Laboratório de Estudos e Pesquisas em Avaliação Psicológica e Neuropsicológica no IP-USP.

Beatriz Baldivia, M.Sc.:
Mestre em Ciências pela UNIFESP. Tem experiência em Neuropsicologia no Contexto Hospitalar e em Reabilitação Neuropsicológica em Lesão Cerebral Adquirida.

Carlos Alberto Bezerra Tomaz, Ph.D.:
Graduado em Psicologia pela UFPA, Mestre pela USP, Doutor em Neurociências pela Universitat Dusseldorf. Professor Titular da Universidade CEUMA e pesquisador colaborador sênior da UnB. Tem experiência em Neurociências e Comportamento.

Danilo Assis Pereira, Ph.D.:
Graduado em Psicologia pela UnB, Mestre em Processos Psicológicos Básicos pelo IP-UnB, Doutor em Ciências da Saúde com ênfase em Neurociências pela UnB. Presidente-fundador do IBNeuro.

Fernando Pereira Miranda, M.Sc.:
Psicólogo Jurídico no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e professor no curso de Psicologia do UDF Centro Universitário.

Gean Antônio de Paula
Especialista em Neuropsicologia pela Divisão de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Gilberto Nunes Filho, M.Sc.:
Psicólogo formado pela Universidade de Brasília e neuropsicólogo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em neuropsicologia.

Izabel Augusta Hazin Pires, Ph.D.:
Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é professora no Departamento de Psicologia da UFRN.

Luciana Alves Tisser, Ph.D.:
Bacharel em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Possui Mestrado e Doutorado.

Luis Flavio Chaves Anunciação, Ph.D.:
Doutor em Psicometria pela PUC-Rio, com período de intercâmbio na University of Oregon. Mestre em Saúde Coletiva e Especialista em Neuropsicologia. Atua como psicólogo perito do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e professor na PUC-Rio.

Patrícia Fagundes Caetano, M.Sc.:
Mestre em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília. Especialista em Neuropsicologia Clínica pelo IBNeuro. Atua como consultora em Gestão de Pessoas e neuropsicóloga clínica.

Pedro Renato de Paula Brandão, Ph.D.:
Médico neurologista especialista em transtornos do movimento. Doutor em Ciências da Saúde (Neurociências) pela Universidade de Brasília.

Priscila Covre, Ph.D.:
Psicóloga formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre e Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo, com doutorado sanduíche na University of York. Especialista em Neuropsicologia e em Terapia Cognitiva.

Valéria Trunkl Serrao, M.Sc.
Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina de São Paulo. Possui título de especialista em Neuropsicologia.

Vanderson Carvalho Neri, Ph.D.:
Médico graduado pela Faculdade de Medicina de Campos-RJ. Neurologista pós-graduado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Valdir Figueiras Pessoa, Ph.D.:
Professor Adunto 4 da Universidade de Brasília. Possui experiência na área de Medicina.

Vítor Augusto Motta, Ph.D.:
Professor Adjunto 4 da Universidade de Brasília. Possui experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicobiologia.

Prática Supervisionada

INTRODUÇÃO

A Prática Supervisionada em Neuropsicologia Clínica é um componente essencial da formação oferecida pelo IBNeuro. Este documento fornece orientações detalhadas sobre o conteúdo programático, objetivos, critérios de avaliação e responsabilidades dos alunos e supervisores.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

O conteúdo programático abrange sete áreas principais:

I. Métodos e técnicas de avaliação neuropsicológica

II. Testes neuropsicológicos padronizados 

III. Interpretação dos resultados da avaliação neuropsicológica

  • Elaboração de relatórios neuropsicológicos
  • Prática supervisionada
  • Fundamentos de intervenção clínica e reabilitação neuropsicológica  

VII. Aspectos éticos e profissionais da Neuropsicologia Clínica

OBJETIVOS

A prática supervisionada visa desenvolver competências e habilidades essenciais para a atuação em Neuropsicologia Clínica, incluindo:

  • Aplicação crítica e ética dos conhecimentos neuropsicológicos;
  • Integração entre teoria e prática baseada em evidências científicas;  
  • Tomada de decisões sobre intervenções adequadas;
  • Relacionamento profissional eficaz e respeitoso com pacientes e colegas.

Objetivos específicos incluem a avaliação neuropsicológica de diferentes faixas etárias, planejamento e utilização de instrumentos apropriados, análise e interpretação de dados, elaboração de documentos técnicos, comunicação efetiva dos resultados e implementação de projetos de intervenção personalizados.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação é composta por:  

  • Estudos dirigidos (2 pontos) 
  • Prática em Avaliação Neuropsicológica - caso coletivo (4 pontos)
  • Prática em Avaliação Neuropsicológica - caso individual (4 pontos)

Para iniciar o caso clínico, os alunos devem ser psicólogos regularizados no CRP, enviar a certidão negativa e obter 70% nos Estudos Dirigidos. A participação nas supervisões é obrigatória (mínimo 75%) e a nota final mínima é 7,0. 

RESPONSABILIDADES

Os supervisores são responsáveis por orientar e supervisionar os alunos, corrigir atividades e laudos.

Os alunos devem identificar pacientes, providenciar espaço e materiais para avaliação, participar das supervisões, entregar atividades pontualmente e realizar as correções solicitadas.

ESTRUTURA E CRONOGRAMA

A prática é dividida em três etapas que podem se sobrepor:

  • ETAPA 1 (9 meses): Conhecimento dos testes e instrumentos de avaliação neuropsicológica através de tutorias quinzenais. 
  • ETAPA 2 (4 meses): Capacitação sobre interpretação dos instrumentos através de supervisões quinzenais em grupo.
  • ETAPA 3 (10 meses): Atendimento a pacientes e elaboração de laudo psicológico, com supervisões quinzenais.

Os alunos serão divididos em grupos focados em diferentes faixas etárias. Serão ensinados protocolos específicos, mas cada aluno atenderá 2 casos para supervisão. Na ausência de pacientes, poderão avaliar familiares ou acompanhar colegas. A avaliação é individual, baseada nas atividades e pontualidade.

A prática é dividida em duas etapas principais:

  • Caso Coletivo: discussão de um caso escolhido pelo supervisor, para preparação. Este é um caso simulado.
  • Caso Real: atendimento de um paciente real pelo aluno, aplicando o aprendizado. Se não houver paciente real, o supervisor fornecerá um segundo caso coletivo.

Essa estrutura permite uma experiência prática inicial controlada antes do atendimento real, garantindo oportunidades de aprendizado a todos.

Investimento

Valor da inscrição: R$ 350,00 (Parcelas via boleto bancário, que serão enviados após assinatura de contrato).

Especialização em Neuropsicologia Clínica - 360 horas-aula

Opções de pagamento:

  • À vista com 40% de desconto: R$ 17.925,00
  • 15 parcelas com 30% de desconto: R$ 20.912,50 (R$ 1.394,17 por parcela)
  • 20 parcelas com 17% de desconto: R$ 24.797,25 (R$ 1.239,86 por parcela)
  • 25 parcelas sem juros: R$ 29.875,00 (R$ 1.195,00 por parcela)



Especialização em Neuropsicologia Clínica - 600 horas-aula
(Curso Teórico de 360 horas-aula + Prática Supervisionada de 240 horas-aula)

Opções de pagamento:

  • À vista com 40% de desconto: R$ 20.925,00
  • 15 parcelas com 30% de desconto: R$ 24.412,50 (R$ 1.627,50 por parcela)
  • 20 parcelas com 17% de desconto: R$ 28.946,25 (R$ 1.447,31 por parcela)
  • 25 parcelas sem juros: R$ 34.875,00 (R$ 1.395,00 por parcela)

Competências

Básicas

As competências necessárias para o ingresso na prática profissional na Neuropsicologia Clínica (chamadas de “Competências Iniciais”) se dividem em:

  1. Competências Fundamentais (conhecimento necessário em todos os domínios funcionais do neuropsicólogo),
  2. Competências Funcionais (conhecimento e habilidades que descrevem aspectos particulares da prática clínica), e
  3. Competências Adicionais (relevantes em áreas avançadas, provenientes da prática clínica).
Avaliativas

No domínio “Avaliação”, incluem o conhecimento:

  1. da neuropsicologia do comportamento (envolvendo teorias de processamento da informação, neurociência cognitiva/afetiva, neurociência social, neurociência cultural e neurologia comportamental);
  2. de padrões de deficiências comportamentais, cognitivas e emocionais associadas a doenças neurológicas e relacionadas e condições que afetam a estrutura e o funcionamento do cérebro;
  3. de padrões de comprometimentos comportamentais, cognitivos e emocionais associados a transtornos neurológicos e psiquiátricos;
  4. de teorias e métodos de medição e psicometria relevantes para habilidades cognitivas, funcionamento social e emocional, envolvendo as relações cérebro-comportamento.


As subcompetências baseadas em habilidades no domínio “Avaliação” incluem:

  1. a capacidade de analisar e esclarecer questões de encaminhamento com base no contexto, funções profissionais e apresentação do paciente;
  2. a capacidade de reunir informações importantes para abordar a questão de encaminhamento, incluindo entrevista(s), observações comportamentais direcionadas e revisão de registros;
  3. a capacidade de selecionar adequadamente testes, medidas e outras fontes de informação consistentes com as melhores evidências e contexto específico de avaliação, incluindo avaliação de desempenho e validade de sintomas;
  4. a capacidade de interpretar os resultados da avaliação, com a formação de uma conceituação integrada baseada em evidências de todas as fontes de informação relevantes (por exemplo, entrevista, resultados de testes, observações comportamentais e registros).
Práticas

O curso oferece dois tipos de formação: uma de 600 horas e outra com carga horária de 360 horas. As supervisões clínicas são destinadas apenas aos psicólogos, pois é necessário o registro no Conselho Regional de Psicologia (CRP) para o uso de testes psicológicos restritos.

No início do curso, todos os alunos terão acesso às aulas gravadas dos testes de acesso livre e sem direitos autorais, juntamente com as aulas mensais. No entanto, apenas os alunos que optaram pelo curso de 600 horas terão acesso às aulas dos testes restritos (com direitos autorais).

O curso de 600 horas é dividido em duas etapas:

1. Na primeira etapa, o aluno conhecerá diversos testes, aprendendo a aplicá-los e corrigi-los. Serão disponibilizadas aulas gravadas sobre os testes e haverá tutoria coletiva no formato de web-meeting, através da plataforma Zoom.

2. Na segunda etapa, exclusiva para os alunos do curso de 600 horas, inicia-se o treinamento e a capacitação sobre a interpretação dos principais testes neuropsicológicos (livres e restritos), com encontros semanais via Zoom com os especialistas do curso.

Após a capacitação, se considerado apto, o aluno iniciará os atendimentos em pacientes, colocando em prática o que aprendeu e elaborando laudos psicológicos com a aplicação do raciocínio clínico de uma avaliação neuropsicológica. Nessas etapas, os alunos serão supervisionados e avaliados por um dos supervisores do curso.

Essa metodologia totaliza 260 horas de prática supervisionada, sendo um dos grandes diferenciais do IBNeuro.

O faz a diferença?

Corpo docente

100% de mestres e doutores, pesquisadores, autores de livros e de testes psicológicos.

O faz a diferença?

Prática Supervisionada

Conhecimento é importante, mas "saber fazer" é fundamental! Nossos alunos recebem todo apoio e suporte para aprender de verdade.

O faz a diferença?

Descontos

Alunos terão descontos de 10% nos testes psicológicos e até 50% nos livros com o cupom do aluno.

O faz a diferença?

Corpo docente

100% de mestres e doutores, pesquisadores, autores de livros e de testes psicológicos.

Prática Supervisionada

Conhecimento é importante, mas "saber fazer" é fundamental! Nossos alunos recebem todo apoio e suporte para aprender de verdade.

Descontos

Alunos terão descontos de 10% nos testes psicológicos e até 50% nos livros com o cupom do aluno.