Quando estudantes universitários aprendem técnicas específicas para controlar o estresse e a ansiedade, seu bem-estar melhora uma série de medidas e leva a uma melhor saúde mental, concluiu um novo estudo da universidade de Yale.
A equipe de pesquisa avaliou três programas de treinamento de bem-estar em sala de aula que incorporam estratégias de respiração e inteligência emocional, descobrindo que dois levaram a melhorias nos aspectos de bem-estar. O programa mais eficaz levou a melhorias em seis áreas, incluindo depressão e conexão social.
Os pesquisadores, que relataram descobertas na edição de 15 de julho da revista científica Frontiers in Psychiatry, disseram que tais programas de treinamento em resiliência podem ser uma ferramenta valiosa para lidar com a crise de saúde mental nos campi universitários.
"Além das habilidades acadêmicas, precisamos ensinar aos alunos como viver uma vida equilibrada", disse Emma Seppälä, autora principal e diretora do Programa de Liderança Feminina da Yale School of Management. "A saúde mental dos estudantes diminuiu nos últimos 10 anos e, com a pandemia e as tensões raciais, as coisas só pioraram."
Pesquisadores do Yale Child Study Center e do Yale Center for Emotional Intelligence (YCEI) conduziram o estudo, que testou três programas de treinamento de desenvolvimento de habilidades em 135 disciplinas de graduação por oito semanas (30 horas no total), e mediu os resultados em comparação com um -grupo de controle de intervenção.
Eles descobriram que um programa de treinamento chamado SKY Campus Happiness, desenvolvido pela Art of Living Foundation, que se baseia em uma técnica de respiração chamada SKY Breath Meditation, posturas de ioga, conexão social e atividades de serviço, foi mais benéfico. Após as sessões do SKY, os alunos relataram melhorias em seis áreas de bem-estar: depressão, estresse, saúde mental, atenção plena, afeto positivo e conexão social. Um segundo programa denominado Fundamentos de Inteligência Emocional, desenvolvido pelo YCEI, resultou em uma melhoria: maior atenção plena - a capacidade dos alunos estarem presentes e aproveitarem o momento. Um terceiro programa chamado Redução de Stress Baseada em Mindfulness, que depende muito de técnicas de mindfulness, não resultou em melhorias relatadas.
Ao todo, 135 alunos de graduação de Yale participaram do estudo. Em todos os campi universitários, houve um aumento significativo na depressão, ansiedade e demanda por serviços de saúde mental dos alunos. De 2009 a 2014, os alunos que procuram tratamento nos centros de aconselhamento do campus aumentaram 30%, embora as matrículas tenham aumentado apenas 6% em média. Cinquenta e sete por cento dos diretores de centros de aconselhamento indicaram que seus recursos são insuficientes para atender às necessidades dos alunos.
Os pesquisadores dizem que as ferramentas de treinamento em resiliência podem lidar diretamente com a sobrecarga dos centros de aconselhamento do campus. Nas sessões. "Os alunos aprendem ferramentas que podem usar pelo resto de suas vidas para continuar a melhorar e manter sua saúde mental", disse a co-autora Christina Bradley '16 BS, atualmente Ph.D. estudante da Universidade de Michigan.
Os pesquisadores administraram as sessões de treinamento pessoalmente, mas os cursos também podem ser feitos à distância.
“Adicionar continuamente pessoal aos serviços de aconselhamento e psiquiátrico para atender à demanda não é financeiramente sustentável - e as universidades estão percebendo isso”, disse Seppälä. "Programas de resiliência baseados em evidências podem ajudar os alunos a se ajudarem."
Davornne, um membro da equipe de atletismo de Yale que participou do programa SKY Campus Happiness, disse que praticar técnicas de respiração a ajudou a controlar o estresse tanto dos estudos quanto do atletismo. "Agora que tenho essas técnicas para me ajudar, eu diria que minha mentalidade é muito mais saudável", disse Lindo. "Posso dedicar tempo ao estudo e não derreter. As corridas estão melhores. Os tempos estão caindo."
Outra participante do programa SKY, Anna Wilkinson, disse não estar familiarizada com os benefícios positivos dos exercícios respiratórios antes do treinamento, mas agora usa a técnica regularmente. "Eu não sabia o quanto era fisiologia, como você controla as coisas dentro de você com a respiração", disse Wilkinson. "Saí da respiração e da meditação como uma pessoa mais feliz e equilibrada, o que é algo que eu não esperava de forma alguma."
Texto original: https://medicalxpress.com/news/2020-07-students-mental-health.html
Para saber mais: Emma M. Seppälä et al. Promoting Mental Health and Psychological Thriving in University Students: A Randomized Controlled Trial of Three Well-Being Interventions, Frontiers in Psychiatry (2020). DOI: 10.3389/fpsyt.2020.00590
SKY Breath Meditation: https://www.skybreath.org/