A TCC é a abreviação para Terapia Cognitiva Comportamental, uma abordagem da psicoterapia que tem como objetivo ajudar as pessoas a superarem seus problemas, partindo do fundamento que a forma como você pensa exerce forte influência em como você se sente e no que você faz.
Por exemplo, se estamos em uma fila no supermercado e pensamos “Isto vai demorar um pouco. É melhor eu relaxar”, provavelmente nos sentiremos calmos. Nossos corpos ficam relaxados e podemos puxar conversa com alguém que está por perto ou então folhear uma revista. Entretanto, se pensamos “Eles não deviam ter uma fila tão grande. Deveriam ter mais funcionários”, podemos nos sentir perturbados e irritados. Nossos corpos ficam tensos e inquietos, e podemos passar aquele tempo nos queixando para outros clientes e para o atendente.

Segundo Aaron Beck, não é a situação que determina o que você sente, mas como você interpreta a situação. São esses pensamentos que exercem influência no estado de humor, reações físicas e comportamentos.
É importante salientar, que essa interpretação pode ser consciente ou inconsciente, pois existem diferentes níveis de processamento das informações recebidas pelo cérebro.

Pessoas vivenciando estados depressivos, normalmente apresentam uma visão negativa de si, do mundo e do seu futuro. Sua capacidade de percepção de si, do mundo e do futuro são prejudicadas pelas interpretações distorcidas. Nos estados ansiosos, existe uma interpretação que supervaloriza a ameaça tanto interna, como externa, além de subestimar os próprios recursos pessoais e do ambiente para lidar com essa ameaça (Rangé, 2011)

Como funciona a TCC?
A TCC busca identificar os sentimentos e padrões de pensamento que estão por trás de cada comportamento que traz sofrimento, e aprofunda sua atuação buscando crenças centrais e as histórias que levam o indivíduo se comportar de determinada maneira.

O IBNeuro está com turmas abertas para a especialização em TCC - Terapia Cognitiva Comportamental, entre em contato conosco e se inscreva!
Marcia Yunes