Em Neuropsicologia estudamos bastante as funções executivas.

As funções executivas são habilidades cognitivas que, de maneira integrada, são responsáveis por controlar e regular pensamentos, emoções e ações diante dos conflitos enfrentados no cotidiano.


As principais funções executivas são importantes para:


📍Controle inibitório: consiste na capacidade de inibir comportamentos, impulsos e tentações; o que facilita a pensar antes de agir.

 

📍Flexibilidade cognitiva: implica na capacidade de alternar entre tarefas, adaptar-se a novos ambientes e está diretamente ligada com a criatividade.

 

📍Memória operacional: é um sistema que permite a manutenção e a manipulação de dados, como, por exemplo, lembrar sequências e relacionar informações.

 

📍Categorização: permite o agrupamento dedutivo de elementos em comum, por exemplo, maçã e abacaxi são frutas.

 

📍Fluência: é a capacidade de emitir comportamentos verbais ou não verbais em sequência, obedecendo a regras preestabelecidas.

 

📍Planejamento: capacidade para organizar planos de forma eficaz, realizando tarefas com mais facilidade e adaptando-se a situações inesperadas. 

 

📍Tomada de decisões: processo que envolve a escolha de uma entre várias alternativas em situações que incluam algum nível de incerteza.

 

Gostou desse conteúdo?

17 de agosto de 2021 — Renata Tavares