A terapia cognitivo-comportamental para casais e famílias é a principal modalidade de tratamento na comunidade de terapia familiar. Seu objetivo é auxiliar casais a superarem seus problemas conjugais, com foco na reestruturação de cognições e controle das emoções dos parceiros.

Segundo Albert Ellis, reconhecido cientista cognitivo da área de terapia familiar, a cognição desempenha uma função importante nos problemas conjugais, isso quer dizer, o pensamento disfuncional de cada cônjuge influencia de maneira negativa no relacionamento.

Sendo assim, a abordagem deve constatar e modificar esses pensamentos distorcidos, a fim de resultar em mudanças emocionais e consequentemente comportamentais entre os parceiros.

Nessa área, o papel do psicoterapeuta é entender e avaliar o problema que levou o casal a buscar ajuda terapêutica, analisando as diferentes visões de cada um para a contextualização e identificação dos possíveis conflitos responsáveis por distanciar a relação dos parceiros.

 

Por que estudar essa abordagem?

 

A terapia cognitiva-comportamental para casais ainda é pouco divulgada no Brasil e carece da atenção de psicólogos e pedagogos que almejam dar suporte a famílias no quesito relacionamento.

Além disso, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, o número de divórcios no país cresceu 75% em cinco anos.

Esse dado é de extrema relevância para profissionais da área de saúde mental, levando em consideração que o término de relações pode ser responsável por desencadear diversos fatores como: estresse e estados de crise.

Se você deseja se diferenciar na sua área e expandir suas possibilidades de atuação, a TCC para casais e famílias pode ser uma ótima oportunidade.

 

Quer se aprofundar no assunto?

 

O IBNeuro oferece o curso com os professores e autores de estudos e livros sobre o tema. Adriana Zanoto e Luiz Carlos Prado vão falar sobre a TCC para Casais e Famílias nos dias 18 e 19 de Junho de 2021 (aula ONLINE e ao vivo, pelo Zoom) Sexta-feira (de 18h às 22h) e sábado (de 8h às 12h e 13h às 17h).

 

Referência do texto: Manual de TCC para Casais - Frank M. Dattilio

Artigo:TERAPIA DE CASAIS COM UM ENFOQUE COGNITIVO-COMPORTAMENTAL Adriana Selene Zanonato e Luiz Carlos Prado

 

Marcia Yunes