O TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) é um transtorno do neurodesenvolvimento persistente que começa na infância e é caracterizado por desatenção, hiperatividade e impulsividade, ou uma combinação destes.
O psicólogo e professor clínico no Campus Médico de Anschutz do Colorado, Rob Rosenthal lidera um grupo de terapia para adultos que se concentra em habilidades para gerenciar o TDAH.
Recentemente publicou um artigo com o título "These strategies and life hacks can help anyone with ADHD" (que pode ser lido na íntegra aqui) e nele, são apontadas algumas estratégias, que descobriu através deste trabalho, para ajudar qualquer pessoa que tenha problemas para controlar sua atenção, tendo ou não recebido um diagnóstico formal de TDAH.
Entre eles estão:
1) Sistemas de organização e priorização
Um sistema organizacional simples pode melhorar o foco fornecendo uma maneira de rastrear atividades críticas. Idealmente, o sistema está centralizado em um dispositivo, como um laptop ou aplicativo de telefone, desde que o telefone não seja muito perturbador.
É importante criar uma rotina que inclua uma agenda diária, uma lista de tarefas atualizada regularmente e um calendário para acompanhar os compromissos pode fornecer uma base para criar foco e uma sensação de controle.
2) Gerenciar o ambiente e limitar as distrações
O professor explica que é fundamental criar um ambiente que conduza à produtividade. Isso significa limitar as distrações e criar barreiras à tentação. Use bloqueadores da web de mídia social enquanto trabalha e, idealmente, coloque seu telefone e computador no modo avião.
Outra dica é configurar dicas ambientais, como alarmes e lembretes visuais, para monitorar o tempo e garantir que você esteja cumprindo sua prioridade desejada.
3) Redes de suporte
Um sistema de apoio é fundamental para permanecer na tarefa, tanto para se responsabilizar quanto para obter incentivo. Sua rede de apoio pode incluir amigos e familiares, um terapeuta, terapia em grupo ou um fórum online para compartilhar metas e receber feedback.
Outra estratégia de suporte eficaz é a duplicação de corpo. Isso significa trabalhar, física ou virtualmente, ao lado de alguém que você conhece e que também está trabalhando. Isso cria responsabilidade mútua para permanecer na tarefa.
4) Dormir e descansar com qualidade
Manter um horário de dormir e acordar no mesmo horário todos os dias faz parte de uma boa estratégia de higiene do sono. Assim como evitar tabaco, cafeína, grandes refeições e álcool dentro de algumas horas de sono. Também tente não cochilar oito horas antes de dormir.
Desenvolva maneiras de relaxar com calma antes de dormir. É normal demorar para adormecer, mas se você não conseguir dormir depois de 45 minutos, saia da cama e faça uma atividade relaxante até ficar com sono novamente. Não é útil olhar para o relógio.
Conclusão
O professor explica que foram tarefas avaliadas e observadas durante a sua experiência e orienta que ao incorporar essas estratégias, comece com aquelas que são mais acessíveis a você.
Embora as pessoas com TDAH muitas vezes persigam novidades e se irritem com a rotina, vale a pena desenvolver uma rotina diária. “Você pode descobrir que, em vez de correr para terminar no último minuto, você tem tempo de sobra e se orgulha do que fez” concluiu o professor e pesquisador em seu artigo.
Gostou de conhecer essas estratégias?
Assista ao vídeo sobre as características do TDAH
Fonte:
https://theconversation.com/these-strategies-and-life-hacks-can-help-anyone-with-adhd-as-well-as-those-who-struggle-with-attention-problems-but-dont-have-a-diagnosis-177042