Prezados leitores e membros da comunidade IBNeuro,

É com imensa satisfação que compartilhamos um marco significativo em nossa jornada na neuropsicologia. Parabenizamos a Dra. Andrea Simões, uma neuropsicóloga de notável competência, por sua valiosa contribuição em um artigo recentemente publicado sobre a importância da reabilitação cognitiva e o impacto da psicoeducação nos sintomas cognitivos da COVID longa.

A Dra. Andrea Simões, parte integrante desta pesquisa, trouxe sua experiência singular para nossa equipe de neuropsicólogos. É um prazer tê-la em nosso time, elevando ainda mais a qualidade do nosso atendimento.

O depoimento da Dra. Andrea Simões sobre essa experiência é o seguinte:

"Trabalhar no artigo sobre a importância da reabilitação cognitiva e o efeito da psicoeducação nos sintomas cognitivos da COVID longa foi uma experiência desafiadora. A pandemia de Covid-19 trouxe desafios nas diversas áreas de conhecimento, o vírus que inicialmente se imaginava alterar nosso sistema respiratório mostrou-se mais invasivo interferindo também em nosso sistema nervoso central. Na área da neuropsicologia observamos demandas frente aos relatos de alterações do humor e de alterações cognitivas após a infecção por Covid-19. As queixas trazidas eram muito semelhantes e interferiam de forma significativa nas atividades cotidianas dos pacientes. Queixas, geralmente, voltadas a dificuldades do planejamento de ação, da atenção e da memória de trabalho. Realizamos avaliação cognitiva e planejamos a intervenção através de grupos em psicoeducação com o objetivo de orientação de estratégias compensatórias e manejo da ansiedade. O presente artigo é o resultado desse trabalho. Colaborar com uma equipe dedicada trouxe uma riqueza de perspectivas e conhecimentos. Juntos, mergulhamos nas complexidades da neurociência e da saúde mental, compartilhando ideias inovadoras para ajudar a compreender e abordar os desafios cognitivos pós-COVID. Fico honrada por fazer parte deste trabalho pioneiro, que tem o potencial de impactar positivamente a vida daqueles que enfrentam as sequelas duradouras dessa doença."

Convidamos você a ler o artigo completo publicado para explorar mais sobre esse trabalho significativo.

Agradecemos à Dra. Andrea Simões e a toda equipe envolvida por suas contribuições excepcionais.

Atenciosamente,
Equipe IBNeuro.