A teoria triangular do amor é uma teoria do amor desenvolvida pelo psicólogo Robert Sternberg. No contexto das relações interpessoais, "os três componentes do amor, de acordo com a teoria triangular, são a intimidade, paixão e compromisso."
A intimidade engloba os sentimentos de apego, proximidade e vínculo; a paixão engloba o sentimento conecto de limerência e atração sexual; e o compromisso engloba a decisão de permanecer com outra pessoa, e a longo prazo, o compartilhamento das conquistas e planos com tal.
"A quantidade de amor experienciada depende da força absoluta de tais componentes, e o tipo de amor experienciado depende das forças relativas ao outro." Diferentes estágios e tipos de amor podem ser explicados como diferentes combinações dos três elementos; por exemplo, a ênfase relativa em cada componente muda com o tempo como uma relação romântica se desenvolve. Um relacionamento baseado em um único elemento tem menos probabilidade de sucesso do que aquele baseado em dois ou três elementos.
Teoria do Amor - Entrevista com os psicólogos Karin e Robert Sternberg (EUA), ambos especialistas na Teoria do amor, com dezenas de livros e artigos publicados no meio acadêmico. Neste video, Fernando Fênix (coach e psicólogo), Raphael Fischer Ph.D., Danilo Pereira Ph.D. e Vicente Cassep-Borges Ph.D. entrevistam o casal Sternberg.
Para saber mais:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_triangular_do_amor
https://pt.wikipedia.org/wiki/Robert_Sternberg
https://www.fernandofenix.com.br/