Um teste psicológico é uma ferramenta utilizada para medir aspectos menos óbvios, ou aspectos ligados a personalidade de uma pessoa. Testes psicológicos são usados para avaliar uma série de habilidades e atributos mentais, incluindo reação psicomotora, habilidade, personalidade e saúde mental (transtornos psiquiátricos). Eles podem ajudar a entender como as pessoas se comportam diante de diferentes situações. São muito úteis em seleção de pessoal e para o porte de arma de fogo.

Um teste neuropsicológico é um tipo de teste psicológico que tem como objetivo analisar o funcionamento cerebral referente às funções e disfunções cognitivas, como a memória. Testes neuropsicológicos permitem diagnosticar um distúrbio ou doença cerebral, classificando em perturbações cognitivas ligeiras ou severas. Eles são indicados para pessoas de todas as idades com queixas referentes a cognição, como dificuldade de memória (como as demências), hiperatividade, déficit de concentração, crianças com dificuldade de aprendizagem, suspeita de transtorno do espectro autista, entre outras.

Testagem e Avaliação: qual a diferença?

A testagem se refere ao processo de aplicação de testes, escalas ou questionários para obter informações específicas sobre uma determinada habilidade ou aspecto do comportamento humano. Por exemplo, uma escola pode aplicar um teste de leitura para avaliar o nível de leitura dos alunos, ou um psicólogo pode aplicar um teste de personalidade para avaliar os traços de personalidade de um paciente. A testagem é uma ferramenta útil para obter informações objetivas e quantitativas sobre um determinado aspecto, mas é limitada em sua capacidade de fornecer informações abrangentes sobre o indivíduo ou a situação.

Por outro lado, a avaliação é um processo mais amplo e abrangente que envolve a coleta de informações de várias fontes e a análise integrada dessas informações para chegar a uma compreensão mais completa do indivíduo ou situação. A avaliação pode incluir a testagem, mas também envolve outras técnicas, como entrevistas clínicas, observação do comportamento, análise de registros médicos e outros dados relevantes. A avaliação é uma abordagem mais abrangente que permite ao avaliador obter uma compreensão mais ampla e profunda do indivíduo ou situação em questão.

 

Como saber se preciso de uma avaliação psicológica ou de uma avaliação neuropsicológica?

Uma avaliação psicológica e uma avaliação neuropsicológica podem parecer semelhantes, mas são realizadas com diferentes objetivos e métodos. A avaliação psicológica é realizada por um psicólogo clínico e tem como objetivo avaliar a presença de sintomas psicológicos, como depressão, ansiedade, transtornos de personalidade, entre outros. O psicólogo irá realizar uma entrevista clínica, aplicar testes psicológicos e observar o comportamento do paciente.

Por outro lado, a avaliação neuropsicológica é realizada por um neuropsicólogo e tem como objetivo avaliar as funções cognitivas, como atenção, memória, linguagem, percepção, entre outras. O neuropsicólogo irá realizar testes específicos para avaliar as diferentes funções cognitivas e utilizará esses resultados para avaliar se há alguma disfunção neurológica ou problemas relacionados ao cérebro.

Se você está enfrentando dificuldades emocionais e comportamentais, como tristeza, ansiedade, irritabilidade, problemas de relacionamento, problemas no trabalho, entre outros, uma avaliação psicológica pode ser mais apropriada. Se você está tendo dificuldades com as funções cognitivas, como problemas de memória, atenção, linguagem, problemas de percepção ou raciocínio, uma avaliação neuropsicológica pode ser mais adequada.

No entanto, é importante lembrar que um neuropsicólogo e um psicólogo clínico podem trabalhar em conjunto para fornecer uma avaliação abrangente do paciente, caso haja suspeita de que os sintomas psicológicos e os problemas cognitivos possam estar inter-relacionados. Em caso de dúvida, é recomendado buscar ajuda de um profissional de saúde mental para avaliar qual tipo de avaliação seria mais apropriado para suas necessidades específicas.

 

Como faço para marcar uma avaliação?

Para marcar uma avaliação psicológica ou neuropsicológica, você precisa de um encaminhamento de um profissional da saúde, como um psiquiatra, psicólogo ou neurologista. Você também precisa procurar um psicólogo especialista em neuropsicologia, que é o único habilitado para aplicar os testes neuropsicológicos. Os testes são realizados em sessões individuais, que podem variar de acordo com a necessidade e o objetivo de cada caso. Antes dos testes, é feita uma entrevista para coletar informações sobre o histórico pessoal e familiar do paciente. Os testes ajudam a avaliar diferentes aspectos do funcionamento cerebral e das funções cognitivas, como memória, atenção, linguagem, raciocínio etc. Após a avaliação clínica do profissional, é feito um relatório com os resultados e as recomendações para o tratamento ou a intervenção adequada.

 

DANILO PEREIRA