Docentes Terapia Cognitivo-Comportamental

 

Adriana Selene Zanonato – Psicóloga, Terapeuta de Casais e de Famílias. Professora de cursos de Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental - Ensino, Pesquisa e Atendimento individual e Familiar. Membro do Conselho Deliberativo e Científico da Associação Gaúcha de Terapia Familiar. Coordenadora do Ambulatório de TCC na Infância do mesmo Instituto. Coautora dos livros: Trabalhando com crianças e suas famílias: casos clínicos ilustrados; Trabalhando com crianças e suas famílias: histórias terapêuticas; De minha boca saem cobras e lagartos; A menina Aprisionada e A Disputa dos Pensamentos.

Ana Paula Justo – Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2001), mestrado em Psicologia Clínica (2005) e doutorado em Psicologia como Profissão e Ciência (2015) pela mesma Universidade. Atualmente é pesquisadora colaboradora do Laboratório de Estudos em Psicologia Pediátrica. Tem experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: estresse, enfrentamento, adolescência, psicopatologia e terapia cognitivo-comportamental.

Anelise de Souza Vivan – Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), especialização em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005), mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007) e doutorado em Ciências Médicas: Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Atua como psicóloga clínica e é professora em cursos de especialização em terapia cognitivo-comportamental.

Christian Haag Kristensen – Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992), Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), com estágio no exterior na University of Arizona (USA). É Especialista em Neuropsicologia (CRP/07) e possui formação em Terapia Cognitiva pelo Beck Institute for Cognitive Therapy and Research (USA). Atualmente é Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Diretor de Pós-Graduação na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação na PUCRS, Coordenador do Grupo de Pesquisa Cognição, Emoção e Comportamento e Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trauma e Estresse (NEPTE-PUCRS). Ênfase de investigação: Transtorno de Estresse Pós-Traumático, Psicoterapia Cognitivo-Comportamental e Neuropsicologia.

Danilo Assis Pereira  Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (2001), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2003) e doutorado em Neurociências pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (2014). Foi professor do Centro Universitário de Brasília de 2002 a 2007 e na Universidade Paulista - UNIP em 2009. Preside o Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Ciências Cognitivas (IBNeuro) e é membro da International Neuropsychological Society, da Sociedad Latinoamericana de Neuropsicogía e da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicometria (Teoria de Resposta ao Item, Modelos de Equação Estrutural, Estatística Robusta, Análise Bayesiana, dentre outras), Neuropsicologia (Avaliação Neuropsicológica), Cognição e Psicofísica, atuando principalmente nos seguintes temas: Construção e Validação de Instrumentos Psicológicos e Neuropsicológicos, Envelhecimento Cognitivo.

Erika Leonardo de Souza – Atuação Profissional: Desde o término da graduação, atuo em consultório particular, inicialmente na área de psicodiagnóstico e, a partir de 2008, em Terapia Cognitivo Comportamental e Psicoeducação para pessoas com Transtorno Bipolar. Hoje, minha atuação clínica é embasada nas terapias baseadas em Mindfulness, Aceitação e compaixão (terceira geração das terapias Cognitivo-Comportamentais) e como instrutora de Mindfulness. Sou docente, desde 2002, em cursos de graduação em psicologia (UNIP, Faculdades Integradas de Guarulhos, UniPaulistana, FMU) e de pós-graduação (Ambulim - Instituto de Psiquiatria - HC - FMUSP, Capacitar), ministrando disciplinas sobre desenvolvimento humano, psicologia da personalidade, psicodiagnóstico, psicopatologia, Terapia Cognitivo Comportamental, Psicofarmacologia e metodologia científica, tendo orientado mais de 100 Trabalhos de Conclusão de Curso. Fui pesquisadora do PRISMA - Programa de Reconhecimento e Intervenção de Estados Mentais de Risco - UNIFESP de 2011 a 2015. Formação: Graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP (1994 - 1998). Mestrado em Psicologia Clínica - Instituto de Psicologia - USP (Estudos dos Psicodinamismos da Esquizofrenia por meio de Procedimento de Desenhos-Estórias) (2000 - 2001). Estágio Clínico e de Pesquisa no Instituto de Psiquiatria - Hospital das Clínicas - FMUSP (2002 - 2011). Doutorado em Ciências - Departamento de Psiquiatria - FMUSP (Avaliação do Coping em Adultos com Transtorno Bipolar e a relação com traços de personalidade) (2008 - 2011). Formação em Terapia de Aceitação e Compromisso - Cesde Belo Horizonte (2018). Pós Doutoranda no Instituto do Cérebro - Hospital Israelita Albert Einstein (2017 - em andamento). Em formação como professora de Mindfulness e Compaixão pelo Respira Vida Breathworks - Espanha / Reino Unido (2018 - em andamento).

Fabiana Vieira Gauy – Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1991/2), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2003/1) e doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (2011/2). Foi professora de cursos de graduação (UNIP-GO e PUC-GO) e de pós-graduação de psicologia em Goiânia e Sergipe. Membro do Grupo Temático da ANPEPP "Atendimento psicológico em clínicas - escolas e outros contextos", e pesquisadora no grupo de pesquisa "Diagnóstico e intervenção clínico-institucional comunitário e individual" (CNPQ), liderados pela Profa. Edwiges Ferreira de Mattos Silvares, da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Substituta do Departamento de Psicologia Clínica, do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB), ministrando as disciplinas Psicopatologia I e Teorias da Personalidade. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica Infanto-Juvenil e Saúde Mental, atuando principalmente nos seguintes temas: psicoterapia com criança e adolescente, terapia cognitivo-comportamental, treino de terapeutas, supervisão clínica, CAPSi, saúde mental infanto-juvenil e caracterização de clientela de serviços-escola de saúde mental infanto-juvenil.

Flavio da Silva Borges – Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2000) e mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2002). Atualmente é Professor Assistente I da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e Diretor do Instituto Skinner de Análise do Comportamento. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Experimental. Atuando principalmente nos seguintes temas: Comportamento de escolha, Lei da igualação, Comportamento verbal, Descrição das contingências.

Igor da Rosa Finger – Doutor em Psicologia pela PUCRS. Possui mestrado em Psicologia Clínica e graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Também é especialista em Terapias Cognitivo-Comportamentais (INFAPA/FADERGS) e Terapias Cognitivo-Comportamentais na Infância e Adolescência (InTCC/FADERGS). Professor convidado de cursos de especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental no Brasil. Trabalha como Psicólogo Clínico em consultório particular. Atualmente estuda e clínica nas Terapia de Aceitação e Compromisso e Terapia Comportamental Dialética. É sócio-diretor da clínica Vincular. Tem experiência, inclusive docente, na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia, psicopatologia, processos psicológicos básicos, terapia cognitivo-comportamental, terapia de aceitação e compromisso, terapia comportamental dialética.

Janaína Bianca Barletta – Psicóloga, pós-doutoranda em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo /Ribeirão Preto (USP/RP), doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Psicoterapeuta cognitivo-comportamental com certificação da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Especialista em Psicologia Clínica da Saúde pela UnB e em Psicoterapia Cognitivo-comportamental pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG/CESSR). Possui Título de Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Integrante do Grupo de Trabalho Relações Interpessoais e Competência Social da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (Anpepp). Pesquisadora colaboradora do Grupo de Estudos em Prevenção e Promoção de Saúde no Ciclo de Vida (GEPPSVida/UnB) e do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental (LaPICC/USP).

Kelly Cardoso Paim – Formada em Psicologia (PUCRS), especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental e especialista em Psicoterapia de Casal e Família. Também é mestre em psicologia clínica e possui formação em Terapia do Esquema pela Wainer Psicologia Cognitiva e NYC Institute for Schema Therapy. Faz parte do corpo clínico da Valência Psicologia Cognitiva, trabalhando com atendimento individual, de casais e familiar. É professora do Curso de Formação em Terapia do Esquema da Wainer Psicologia Cognitiva e professora convidada de diversos cursos de graduação, extensão e especialização em vários estados brasileiros. É coautora do livro “Terapia Cognitiva Focada em Esquemas: Integração em Psicoterapia”, sobre Terapia do Esquema.

Luciana Alves Tisser – Bacharel em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Possui Mestrado e Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em Ciências da Saúde com ênfase em Neurociências. Especialista em Neuropsicologia pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). É docente do curso de Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental na Infância e na Adolescência. Experiência como docente desde 2007 nas disciplinas de Sistema Nervoso, Processos psicológicos básicos, Avaliação psicológica e neuropsicológica, psicopatologia, clínica em TCC e supervisão de estágio. Autora dos livros Por que vou a terapia - Crianças entendendo a terapia cognitivo-comportamental, Por que não gosto de dormir - Crianças entendendo porque é importante dormir, Cérebros e os Moradores, Por que devemos Combater o Bullying, Avaliação Neuropsicológica Infantil, Por que eu tenho dificuldade de atenção: Crianças entendendo o TDAH e do livro Transtornos Psicopatológicos da Infância e Adolescência. Cursando Pós-doutorado em Psiquiatria na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Luciano Rassier Isolan – Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Possui Residência Médica em Psiquiatria pelo HCPA/UFRGS (2005) e Curso de Especialização em Psiquiatria da Infância e Adolescência pelo HCPA/UFRGS (2007). Tem Título de Especialista em Psiquiatria e Certificado de Área de Atuação em Psiquiatria da Infância e Adolescência pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Realizou Mestrado em Psiquiatria: Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). É especialista em psicoterapia de orientação psicanalítica pelo Centro de Estudos Luis Guedes/UFRGS (2007). Realizou curso de Extensão em Psicoterapia da Infância e Adolescência do Centro de Estudos Luis Guedes/UFRGS (2009). Realizou Doutorado em Psiquiatria pela UFRGS (2012). Membro aspirante da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA). Diretor Científico da Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (2016-2019).

Luiz Carlos Prado – Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialização em psiquiatria pela mesma universidade e especialização em Terapia Familiar e de Casal pelo Centro de Estudos Atendimento e Pesquisa da Infância e Adolescência (CEAPIA). Hoje atua principalmente nos seguintes temas: relações familiares e de casais, relações pais/bebês, casamento, integração de conceitos, violência familiar, adolescência e paternidade.

Maria Cristina Dotto – Possui mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1998). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia comportamental cognitiva, transtornos comportamentais, terapia por contingência de reforçamento, análise funcional e análise do comportamento.

Márcia Fortes Wagner – Possui graduação em Pedagogia (1984) e Psicologia (1997) pela UPF. Realizou Especialização em Educação Pré-Escolar (PUCRS,1986), Especialização em Supervisão Escolar (UPF,1991), Formação em Psicoterapias Cognitivas (CELG/UFRGS, 2002) e Formação em Terapia de Casal e de Família (CEFI, 2003), Mestrado em Psicologia Clínica (2007) e Doutorado em Psicologia (2011) no PPGP da PUCRS. Psicóloga Clínica com Título de Terapeuta Cognitiva certificado pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Professora do Programa de Pós-Graduação e da Graduação em Psicologia e Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Relações Interpessoais, Emoção, Comportamento e Cognição (GEPRIECC) da Faculdade Meridional (IMED). Participa do Grupo de Trabalho (GT) Relações Interpessoais e Competência Social da ANPEPP. Participa como pesquisadora voluntária de Grupo de Pesquisa do PPGP PUCRS, membro da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC) e representante brasileira da Asociación Psicológica Iberoamericana de Clínica y Salud (APICSA). Tem experiência na área de Psicologia Clínica e Organizacional, com ênfase nos seguintes temas: psicopatologias, psicoterapias cognitivas, intervenções psicoterápicas, relações interpessoais, habilidades sociais.

Maria da Graça Tanori de Castro – Graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1988), Residência em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas; Residência em Psiquiatria no Hospital Psiquiátrico São Pedro, especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Curso de Extensão em Psicoterapia Cognitiva pelo CELG (Centro de Estudos Luis Guedes (2001). Mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006). Certified Schema Therapist - International Society of Schema Therapy (ISST). Curso de formação em Terapia do Esquema - Neapc (Núcleo de Estudos e Atendimentos em Psicoterapias Cognitivas) Professora de Terapia Cognitivo-Comportamental em várias instituições. Trabalha em consultório particular e como professora em cursos de especialização em Terapia Cognitivo Comportamental.

Paula Beatriz Guths – Psicóloga (PUC-RS - 2003), especialista em psicoterapias cognitivo-comportamentais (Unisinos - 2005) e em tratamento de tabagismo (Mayo Clinic - 2006).

Tárcio Soares – Psicólogo. Mestre em Psicologia Social pela PUCRS e Especialista em Terapias Cognitivo-Comportamentais pelo INFAPA. Professor da Faculdade de Psicologia da PUCRS. Sócio fundador do InTCC. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em terapias cognitivo-comportamentais. Tem interesse em Psicopatologia, Estatística, Epidemiologia, Psicologia Social, Psicologia Evolucionista, Neurobiologia, Psicologia Cognitiva, Psicologia do Esporte e Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais em geral.

Wilson Vieira Melo – Doutor em Psicologia (UFRGS), com estágio de pesquisa na University of Virginia (USA) estudando o viés cognitivo nos transtornos de ansiedade. Mestre em Psicologia Clínica (PUCRS) e com Treinamento Intensivo em Terapia Comportamental Dialética (The Linehan Institute Behavioral Tech), foi professor de Graduação em Psicologia durante dez anos (FACCAT / ULBRA / IBGEN). Atualmente, é professor de Pós-Graduação em nível de Especialização em Terapia Cognitiva em diversos estados do Brasil. Ministrou curso como Professor Convidado na Palo Alto University (USA) sobre Terapia Comportamental Dialética (DBT) para o Transtorno da Personalidade Borderline e Adaptações culturais da DBT no Brasil. Participou dos Estudos de Campo para elaboração do Código Internacional de Doenças CID 11 (OMS). Atualmente é o Presidente da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas - FBTC (Gestão 2019-2021). Ex-membro do Grupo de Trabalho Pesquisa Básica Aplicada em uma Perspectiva Cognitivo-Comportamental da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Coordenador do processo de implementação e da Comissão de Certificação de Terapeutas Cognitivos no Brasil pela FBTC (2013/2015 e 2015/2017). Coordenador do Curso de Formação em Terapia Comportamental Dialética da Elo Psicologia e Desenvolvimento. Membro da Association for Contextual Behavioral Science (ACBS), Fundador da Associação de Terapias Cognitivas do Rio Grande do Sul (ATC-RS) e Fundador do Instituto de Terapia Cognitiva do Rio Grande do Sul (ITC-RS) em Porto Alegre - RS, onde atua como psicoterapeuta, presta supervisão clínica e consultoria diagnóstica. Organizador do livro "Estratégias psicoterápicas e a terceira onda em terapia cognitiva" (Sinopsys, 2014) e "A prática das intervenções psicoterápicas: Como tratar pacientes na vida real" (Sinopsys, 2019). Também é autor de mais de 60 publicações entre capítulos de livros e artigos científicos.