DOCENTES REABILITAÇÃO COGNITIVA

 

Beatriz Baldivia – Psicóloga (UNESP, 2005), é especialista em Neuropsicologia (CFP, 2008) e em Intervenção e Reabilitação Neuropsicológica (CEPSIC, 2013) e em Terapia Cognitiva (CTC Veda, 2017). É mestra em Ciências (UNIFESP, 2008) e tem experiência em Neuropsicologia no Contexto Hospitalar e em Reabilitação Neuropsicológica em Lesão Cerebral Adquirida. É colaboradora do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas e do Centro Paulista de Neuropsicologia.

Beatriz Bittencourt Granjo – Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Ciências médicas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1984), Especialização em Neuropsicologia pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2001) e Mestrado em Ciências pelo Departamento de Psicobiologia da UNIFESP/EPM.

Claudia Berlim de Mello – Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1993) e doutorado em Psicologia (Neurociências e Comportamento) pela Universidade de São Paulo (2003). Professora Adjunta do Departamento de Psicobiologia, EPM/UNIFESP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia e Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e Adolescência, Campus Guarulhos UNIFESP. Membro do GT de Neuropsicologia da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP), da Sociedade Latino-Americana de Neuropsicologia e da diretoria do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento (IBENeC). Suas linhas de pesquisa concentram-se nas áreas da Psicologia Cognitiva e Neuropsicologia do Desenvolvimento, com ênfase nos seguintes temas: Transtornos do Neurodesenvolvimento (Transtorno do Déficit de Atenção-Hiperatividade, transtornos de aprendizagem), Genética do Comportamento (investigação do fenótipo neuropsicológico e comportamental em síndromes malformativas de origem genética), Neuropsicologia e endocrinologia (influência de alterações hormonais sobre o desenvolvimento cognitivo), Avaliação Neuropsicológica, Desenvolvimento e adaptação de testes neuropsicológicos.

Clay Brites – Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (1998). Residência médica em Pediatria com especialização em Neurologia Infantil pela Santa Casa de São Paulo (1999-2003). Título de especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP-2003). Doutor em Ciências Médicas, área de concentração em Neurologia, pela UNICAMP (2018). Speaker do Instituto Neurosaber. Coordenador da ABENEPI - Núcleo Londrina (2010 -2013 e 2017- ), Presidente da ABENEPI-PR (2015-2017) e vice-presidente da ABENEPI-PR (2017- ). Palestrante, tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurologia Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: TDAH, TEA, Transtornos de Desenvolvimento, neurodesenvolvimento, neurologia da aprendizagem, multidisciplinaridade e dificuldades escolares. Autor de livros, capítulos e artigos científicos, é palestrante em eventos presenciais, em lives e webinários e produtor/colaborador na estruturação de cursos e conteúdos do Instituto Neurosaber. 

Daniel Fuentes – Psicólogo, Especialista em Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia e Doutor pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Ex-Diretor do Serviço de Psicologia e Neuropsicologia do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Atualmente é pesquisador do Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da USP. Tem experiência nas áreas de Psicologia e Psicopatologia, com ênfase em Neuropsicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: neuropsicologia, personalidade, impulsividade, validação e normatização de escalas e testes.

Danilo Assis Pereira - Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (2001), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2003) e doutorado em Neurociências pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (2014). Foi professor do Centro Universitário de Brasília de 2002 a 2007 e na Universidade Paulista - UNIP em 2009. Preside o Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Ciências Cognitivas (IBNeuro) e é membro da International Neuropsychological Society, da Sociedad Latinoamericana de Neuropsicología e da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicometria (Teoria de Resposta ao Item, Modelos de Equação Estrutural, Estatística Robusta, Análise Bayesiana, dentre outras), Neuropsicologia (Avaliação Neuropsicológica), Cognição e Psicofísica, atuando principalmente nos seguintes temas: Construção e Validação de Instrumentos Psicológicos e Neuropsicológicos, Envelhecimento Cognitivo.

Deborah Amaral de Azambuja – Fonoaudióloga. Especialista em Distúrbios da Comunicação de Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Fonoaudióloga Clínica do Centro de Reabilitação Cognitiva – SP.

Emanuela Bezerra Torres Mattos – Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade de Fortaleza (2001) e mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza (2008). Prof.ª Adjunta da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/CAMPUS BAIXADA SANTISTA). Doutora pelo Departamento de Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Integrante do Núcleo Interprofissional de Pesquisa e Atendimento no Envelhecimento (NIPAE). Atua principalmente nos seguintes temas: demência, terapia ocupacional, estimulação cognitiva, idoso, cuidador familiar e luto antecipatório nas demências.

Emmy Uehara Pires – Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (DEPSI/UFRRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGPSI/UFRRJ), além de Professora Colaboradora do Programa Mestrado Profissional em Educação, Gestão e Difusão em Biociências (MP-EGeD), do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis da UFRJ. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e Especialista em Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Pós-doutoranda em Medicina Molecular (FM-INCT-UFMG). Mestre e Doutora em Psicologia Clínica (linha de pesquisa: Neurociência e psicologia clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Parecerista ad hoc SATEPSI. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq - Núcleo de Ações e Reflexões em Neuropsicologia do Desenvolvimento (NARN). Integrante do GT Neuropsicologia (ANPEPP). Representante regional RJ da SBNP - 2016-2017. Tem como foco de pesquisa: Avaliação psicológica e neuropsicológica, Neuropsicologia cognitiva, clínica e do desenvolvimento, Construção e adaptação de instrumentos, Ergonomia cognitiva, Inovação tecnológica, Novas mídias, Educação a distância e Formação continuada de professores.

Flavio da Silva Borges – Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2000) e mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2002). Atualmente é Professor Assistente I da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e Diretor do Instituto Skinner de Análise do Comportamento. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Experimental. Atuando principalmente nos seguintes temas: Comportamento de escolha, Lei da igualação, Comportamento verbal, Descrição das contingências.

Francéia Veiga Liedtke - Formada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Especialista em Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia. Mestre e Doutoranda em Psicologia pelo PPGPSICO UFRGS. Pesquisadora no Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva UFRGS (Neurocog). Há 12 anos, atendo crianças, adolescentes e adultos de todos os níveis de escolaridade com Dificuldade de Aprendizagem ou Transtorno de Aprendizagem (dislexia e discalculia) em matemática (execução de cálculos e resolução de problemas) e em compreensão e produção textual.

Luciana Alves Tisser – Bacharel em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Possui Mestrado e Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em Ciências da Saúde com ênfase em Neurociências. Especialista em Neuropsicologia pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). É docente da Unirriter e do curso de Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental na Infância e na Adolescência do Instituto de Terapia Cognitivo-Comportamental (InTcc). Experiência como docente desde 2007 nas disciplinas de Sistema Nervoso, Processos psicológicos básicos, Avaliação psicológica e neuropsicológica, psicopatologia, clínica em TCC e supervisão de estágio. Autora dos livros Por que vou a terapia - Crianças entendendo a terapia cognitivo-comportamental, Por que não gosto de dormir - Crianças entendendo porque é importante dormir, Cérebros e os Moradores, Por que devemos Combater o Bullying, Avaliação Neuropsicológica Infantil, Por que eu tenho dificuldade de atenção: Crianças entendendo o TDAH e do livro Transtornos Psicopatológicos da Infância e Adolescência. Cursando Pós-doutorado em Psiquiatria na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Neander Silva Abreu – Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993); Doutor em Psicologia (Neurociências e Comportamento) pela Universidade de São Paulo (2007). Professor Adjunto do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia, atuando na graduação e no Programa de Pós-graduação em Psicologia. Pós-doutor pela Université du Luxembourg e The University of York, com bolsa CAPES. É Presidente da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp – 2016-2018) e membro do Grupo de Trabalho em Avaliação Cognitiva e Neuropsicológica da ANPEPP. Membro da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica do Conselho Federal de Psicologia. Vice-Diretor do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia (2014-2018). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neuropsicologia Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: neuropsicologia, testes, TDAH e memória e atenção.

Nicolle Zimmermann – Atualmente sou supervisora e pesquisadora do Serviço de Neuropsicologia do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer no Rio de Janeiro (RJ). Sou pesquisadora colaboradora do Grupo Neuropsicologia Clínica e Experimental (PUCRS). Atuo como psicóloga e neuropsicóloga clínica. Sou psicóloga, mestre em Psicologia (Cognição Humana) pela PUCRS (2011-2012) e doutora em Medicina (Neurorradiologia) pela UFRJ (2014-2016). Completei o curso de Especialização em Princípios e Práticas em Pesquisas Clínicas pela Universidade de Harvard (2016). Em 2018, realizei período de observação profissional e colaboração internacional de pesquisa no Barrow Neurological Institute (Phoenix, Arizona, EUA) sob supervisão do Dr. George P. Prigatano. Em 2010 e 2013 realizei viagens de cooperação internacional no Instituto de Geriatria da Universidade de Montréal, Canadá em projeto com a PUCRS. Fui membro da Diretoria da Sociedade Latinoamericana de Neuropsicologia (2012-2015) e membro do departamento técnico-científico da Revista Neuropsicologia Latinoamericana (2009-2017). Ainda, atuo como professora de cursos de especialização em Neuropsicologia e sou membro do Grupo de Trabalho "Neuropsicologia" da Associação Nacional de Pesquisadores em Psicologia (ANPEPP) (2016-atual).

Paula Schimidt Brum – Possui graduação em Gerontologia pela Universidade de São Paulo (2008), Mestrado em Treino de Memória para Idosos pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (2012), e doutorado em treino de memória para idosos pelo Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da USP (2017). Realizou estágio doutoral na Università degli Studi di Padova com foco em pesquisa e uso clínico do treino cognitivo em idosos. Possui curso de formação em Estimulação cognitiva para idosos com demência e de Empoderamento Cognitivo para idosos saudáveis pelo Dipartamento di Psicologia Generale Vittorio Benussi pertencente à Università degli Studi di Padova.

Priscila Dib Gonçalves – Graduada em Psicologia pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (2007), Doutora pelo Departamento de Psiquiatria do Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2014), na área de reabilitação neuropsicológica em dependentes de cocaína/crack. Realizou seu pós-doutorado como pesquisadora visitante do Departamento de Psiquiatria da Universidade da California San Diego (UCSD) com bolsa de pós-doutorado do CNPq de março de 2015 à setembro de 2016, na área de transtorno por uso de álcool. Durante o mesmo período também foi scholar do programa de aprimoramento e excelência do ensino em saúde, Alcohol Medical Scholar Program (AMSP) pela Universidade da California San Diego (UCSD). Psicóloga Supervisora do Serviço de Psicologia e Neuropsicologia do IPq-HCFMUSP, psicóloga pesquisadora no Programa Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas (GREA-IPq-HC-FMUSP) e no Grupo de Neuroimagem dos Transtornos Neuropsiquiátricos (LIM-21-IPq-HC-FMUSP).

Priscilla Covre – Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (2004), mestrado em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo (2007) e doutorado pela mesma instituição (2013). Realizou doutorado sanduíche na University of York, sob supervisão dos professores Alan Baddeley e Graham Hitch e participou do programa de Psicóloga visitante no Centro de Reabilitação Neuropsicológica Oliver Zangwill em Ely na Inglaterra. Ministra aulas como convidada em cursos de Especialização em Neuropsicologia, Reabilitação Neuropsicológica e Psicopedagogia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neuropsicologia e Terapia Cognitivo-Comportamental. Principais áreas de pesquisa: memória, memória operacional, funções executivas, habilidades visuoespaciais e reabilitação neuropsicológica.

Telma Pantano – Possui graduação em Curso de Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo (1997), Especialista em Linguagem pelo CRFA, Especialista em Psicopedagogia pela Pontífice Universidade Católica de São Paulo, mestrado em Ciências (Fisiopatologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2001), doutorado em Ciências (Fisiopatologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2005), Master em Neurociências pela Universidade de Barcelona - Espanha, Pós doutora em Psiquiatria pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. É Fonoaudióloga e Psicopedagoga do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. É professora e coordenadora dos cursos de neurociências e neuroeducação pelo CEFAC-SP. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em cognição, linguagem e aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, aprendizagem, cognição, transtornos afetivos, esquizofrenia e psiquiatria.

Valéria Trunkl Serrao – Possui título de Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina de São Paulo. Título de especialista em Neuropsicologia e formação em Reabilitação Cognitiva pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina do Estado de São Paulo (HC-FMUSP). Neuropsicóloga da Divisão de Psicologia do Instituto Central do HC-FMUSP (atuação: Clínicas Médicas - Geriatria) de 2008 a 2014. Supervisora e docente do Curso de Formação em Neuropsicologia pelo Centro de Estudos de Neurologia da Divisão de Clínica Neurológica do Hospital das Clínicas da FMUSP (de 2013 - atual) e do curso de Neuropsicologia do Instituto de Ensino e Pesquisa em Saúde e Educação (IEPSE, Brasília, DF; de 2013 a 2016) com equivalência em titulação de Especialista (parte teórica e prática - 500h). Membro da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) e da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp). Atua em consultório, com experiência em avaliação neuropsicológica, supervisão, grupo de estudo com olhar em raciocínio clínico e reabilitação cognitiva.