Docentes Neuropsicologia Clínica (RJ)

Anna Carolina Portugal, Ph.D. (UFF)
http://lattes.cnpq.br/1327086199684680
Doutora em Fisiologia (Programa de Pós-Graduação em Ciências Biomédicas Fisiologia/Farmacologia) pela Universidade Federal Fluminense e Psicóloga pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem experiência na área de fisiologia, com ênfase em psicofisiologia do comportamento humano, atuando principalmente nos seguintes temas: Atenção, Funções Executivas e Tempo de Reação Manual. Atualmente, é coordenadora da ANOVA e do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Ciências Cognitivas (IBNeuro).

Antônio Serafim, Ph.D. (USP)
http://lattes.cnpq.br/8816931104732445
Graduado em Psicologia - UFPB (1992); Mestrado em Neurociências e Comportamento pelo Instituto de Psicologia (IPUSP, 1999); Doutorado em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP (2005); Especialização em Psicologia Hospitalar pelo Hospital das Clínicas HCFMUSP (1994). Diretor do Serviço de Psicologia e Neuropsicologia e Coordenador do Programa de Psiquiatria e Psicologia Forense (NUFOR) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IPq/HCFMUSP). Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Membro do GT ANPEPP Tecnologia Social e Inovação: Intervenções Psicológicas e Práticas Forenses contra Violência. Área de pesquisa: Saúde Mental e Violência, Personalidade, Psicologia e Neuropsicologia Cínica e Forense. Bolsista Produtividade
- CNPq.

Daniel Fuentes, Ph.D. (USP)
http://lattes.cnpq.br/0285507288188585
Psicólogo, Especialista em Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia e Doutor pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Ex-Diretor do Serviço de Psicologia e Neuropsicologia do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Atualmente é pesquisador do Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da USP. Tem experiência nas áreas de Psicologia e Psicopatologia, com ênfase em Neuropsicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: neuropsicologia, personalidade, impulsividade, validação e normatização de escalas e testes.

Danilo Assis Pereira, Ph.D. (IBNeuro-SC)
http://lattes.cnpq.br/4177779146361892
Presidente-fundador do IBNeuro. Doutor em Neurociências (2014) pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UnB), mestre em Processos Psicológicos Básicos pela UnB (2003) e possui graduação em Psicologia pela UnB (2001). Foi professor de Psicologia durante seis anos no curso de Psicologia do UniCEUB – Centro Universitário de Brasília e UNIP-DF, Universidade Paulista. Tem experiência em Psicometria, Neuropsicologia, Terapia Cognitiva Comportamental e Hipnose Clínica. Autor de vários testes psicológicos, artigos científicos e capítulos de livros.

Elodie Bertrand, PhD
http://lattes.cnpq.br/6081380715802203
Elodie BERTRAND é Pós-Doutoranda na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Professora Adjunta na UNIGRANRIO - Curso de psicologia. É doutora em Psicologia Clínica e Neurociências pela PUC-Rio (2017), explorando os temas da memoria, da consciência e da metacognição com pacientes neurológicos, em particular com pessoas com demência. É mestre em Neuropsicológica cognitiva e clinica pela Université de Strasbourg (França) (2012). Graduada em Psicologia pela Université de Strasbourg (França) (2010) com sanduíche na Université du Québec À Montréal (Canada). Tem experiência na área clínica com ênfase em neuropsicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação e reabilitação neuropsicológica com pacientes geriátricos, neurológicos e pacientes com transtorno global do desenvolvimento.

Gilberto Nunes, Esp. (IBNeuro-DF)
http://lattes.cnpq.br/9349937868409449
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (1999). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neuropsicologia, nos seguintes temas: desenvolvimento cognitivo, paralisia cerebral, reabilitação neurológica, testes neuropsicológicos, ressonância magnética funcional e o impacto da escrita e leitura no desenvolvimento cognitivo. Trabalhou na Rede Sarah de Hospitais do Aparelho Locomotor de Brasília, no Laboratório de Neuropsicologia entre 1996 a 2010.

Isabela Lobo, Ph.D. (UFRJ)
http://lattes.cnpq.br/9158363161804047
Professora adjunta de Fisiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Campus Macaé. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Realizou mestrado e doutorado em Neurologia/Neurociências também pela UFF. Sua experiência em pesquisa se concentra na área de neurofisiologia, com ênfase em neurofisiologia do comportamento em humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: neurofisiologia da emoção (sistemas motivacionais apetitivos e defensivos), atenção, memória, cognição, controle motor e integração sensório-motora, eletroencefalografia (potenciais relacionados a eventos- ERPs), tempo de reação manual, transtorno de estresse pós-traumático (TEPT).

J. Landeira-Fernandez, Ph.D. (PUC-Rio)
http://lattes.cnpq.br/9330950719388986
Diretor do Departamento de Psicologia da PUC-Rio. Pesquisador A1 do CNPq. Possui graduação em Psicologia pela PUC-Rio (1981-1985), mestrado em Psicologia Experimental pela USP (1986-1988) e doutorado em Neurociência Comportamental pela UCLA (1989-1994). Foi um dos fundadores do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento (IBNeC). Fundador e atual diretor do Núcleo de Neuropsicologia Clínica e Experimental. Foi um dos fundadores do periódico Psychology & Neuroscience. Ex-presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Compõe a atual diretoria da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP). É Professor Associado do Departamento de Psicologia da PUC-Rio onde é o atual diretor. Orientou 26 alunos de mestrado e 10 de doutorado. Atua e possui ampla experiência em pesquisa básica, onde utiliza modelos animais para investigar circuitarias neurais envolvidas na origem dos transtornos de ansiedade e desenvolve duas linhagens de animais com baixa e alta ansiedade denominadas de ;Cariocas com Alto Congelamento; (CAC) e Cariocas com Baixo Congelamento; (CBC).Tem interesse também na validação de instrumentos capazes de quantificar diferentes características emocionais e cognitivas em crianças e idosos. Possui, ainda, interesse e atuação em pesquisas relacionadas ao currículo da Psicologia e à formação profissional do psicólogo. Publicou mais de 150 artigos em periódicos brasileiros e internacionais e capítulos de livros. Finalmente, é autor do livro intitulado Cinema e Loucura, finalista do Prêmio Jabuti na categoria de Ciências da Saúde

João de Lima Júnior, Ph.D. (PUC-Rio)
http://lattes.cnpq.br/3971904019677935
Doutor e Mestre em Estudos da Linguagem pela PUC-RIO (2016). Investiga, principalmente, os processos envolvidos na aquisição da língua materna de bebês e crianças com desenvolvimento típico e crianças em idade pré-escolar e escolar com desenvolvimento atípico (entre elas, crianças com distúrbios linguísticos e de atenção). Sua pesquisa se insere numa perspectiva que concilia teorias de processamento linguístico em tempo real ao modelo de língua da Teoria Gerativista. A metodologia de trabalho tem caráter experimental fundada em técnicas tradicionalmente usadas pela Psicolinguística.

Luis Anunciação, Ph.D. (UFRJ)
http://lattes.cnpq.br/3982200733248687
Professor do Departamento de Psicometria da UFRJ. Doutor em Psicometria (PUC- Rio, com período na University of Oregon, tema: Teoria de Resposta ao Item) e Mestre em Saúde Coletiva (UERJ, tema: Avaliação neuropsicológica). Sólida experiência em medidas psicológicas e técnicas computacionais de processamento estatístico em Neurociência. Atualmente, é professor do Departamento de Psicometria da UFRJ, coordenador da ANOVA - Métodos quantitativos, integrante da gestão do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento (IBNeC) e membro do corpo editorial do Journal for ReAttach Treatment and Developmental Diversities e parecerista ad hoc da Frontiers in Psychology, PSICO-USF, Revista Brasileira de Psiquiatria, Revista Brasileira de Pesquisa em Psicologia e Journal of Juvenile Psychology and Behavioural Sciences, Atua como consultor de Psicometria e Estatística para o desenvolvimento, validação e adaptação de instrumentos de medida de habilidades psicológicas. Tem interesse na modelagem estatística de fenômenos cognitivos e comportamentais, Teoria de Resposta ao Item, avaliação de programas educacionais e sociais e formação acadêmica.

Neander Abreu, Ph.D (UFBA)
http://lattes.cnpq.br/1020328026365974
Psicólogo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993); Doutor em Psicologia (Neurociências e Comportamento) pela Universidade de São Paulo (2007). Professor Associado do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia, atuando na graduação e no Programa de Pós-graduação em Psicologia. Pós-doutor pela Université du Luxembourg e The University of York, com bolsa CAPES. Vice- Diretor do Instituto de Psicologia da UFBA (2014-2018); membro do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNP - 2017-2019) e membro da International Neuropsychological Society. É líder de grupo de Pesquisa no CNPq (Neuroclic-Laboratório de Pesquisa em Neuropsicologia Clínica e Cognitiva) e membro do grupo de pesquisa CNPq- Brazilian Neuropsychology Network.

Priscila Covre, Ph.D. (UNIFESP)
http://lattes.cnpq.br/0999944104431603
Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (2004), mestrado em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo (2007) e doutorado pela mesma instituição (2013). Realizou doutorado sanduíche na University of York, sob supervisão dos professores Alan Baddeley e Graham Hitch e participou do programa de Psicóloga visitante no Centro de Reabilitação Neuropsicológica Oliver Zangwill em Ely na Inglaterra. Ministra aulas como convidada em cursos de Especialização em Neuropsicologia, Reabilitação Neuropsicológica e Psicopedagogia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neuropsicologia e Terapia Cognitivo-Comportamental. Principais áreas de pesquisa: memória, memória operacional, funções executivas, habilidades visuoespaciais e reabilitação neuropsicológica.

Vanderson Carvalho Neri, Ph.D. (UNIRIO-RJ)
http://lattes.cnpq.br/3949551656203280
Médico graduado pela Faculdade de Medicina de Campos/RJ (2007). Neurologista pós graduado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO (2011). Possui Mestrado (2012) e Doutorado em Neurologia (2016) conferido pela mesma Universidade, onde participou da linha de pesquisa Neuroepidemiologia/Doenças Desmielinizantes, cujo projeto abrangeu o estudo do perfil inflamatório no líquido cefalorraquidiano em pacientes com Esclerose Múltipla e Síndromes do Complexo NMO. Atualmente é Pós Doutorando em Neurologia pelo Hospital Universitário Gaffrée-Guinle/UNIRIO/CAPES, desenvolvendo pesquisa sobre as manifestações neurológicas das Arboviroses, projeto inserido na linha de pesquisa Neurociências Translacional.Fellow pela University of the Sunshine Coast, Queensland, Austrália. É pesquisador colaborador de projetos de pesquisa na área de Neurociências na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Hospital Universitário Gaffrée-Guinle), Universidade Federal do Rio de Janeiro (Hospital Universitário Clementino Fraga Filho). Responsável pelo Ambulatório de Doença de Parkinson e outros Distúrbios do Movimento do Centro de Referência de Alzheimer e Parkinson (CDAP)-Campos dos Goytacazes/RJ, e regular member of International Parkinson and Movement Disorders Society (MDS). Atualmente é professor de Neurologia da Faculdade de Medicina de Campos/RJ (Curso de Graduação em Medicina), professor-tutor da Liga Acadêmica de Neurologia da FMC, professor convidado dos Cursos de Pós Graduação em Neurologia da Faculdade IPMED de Ciências Médicas e Curso de Neuropsicologia do IBNeuro (Instituto Brasileiro de Neurociências). Possui experiência nas áreas de Neurologia Clínica (Distúrbios do Movimento e Doença de Parkinson, e Doenças Inflamatórias Primárias do Sistema Nervoso:Esclerose Múltipla e Neuromielite Óptica).

Viviane Medeiros, M.Sc. (UNESA)
http://lattes.cnpq.br/7547292659347697
Graduada em Fisioterapia pela universidade Estácio de Sá (2000-2004), Especialista em Fisioterapia Neurofuncional pela Universidade castelo Branco (2005-2007), Mestre em terapia intensiva pela Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva. (2009- 2011). Atualmente coordenadora do serviço de Oxigenoterapia Domiciliar prolongada no município de Nova Friburgo e Diretora técnica da Unidade de Saúde Policlínica Dr Silvio Henrique Braune, Professora do Curso de pós graduação em Neuropsicologia da Universidade Estácio de Sá Campus Friburgo, Niterói, Taquara e Barra I,nas áreas de Neurociências e Metodologia de pesquisa I e II. Professora do Curso de Pós Graduação em Neuropsicologia no IBneuro - unidade Copacabana, área Comando motor e seus distúrbios.