DOCENTES NEUROPSICOLOGIA CLÍNICA

 

André Farias Pessoa Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1992), mestrado em Mestrado em ciências da linguagem pela Universidade de Paris V René Descartes (1997) e doutorado em ciências da Linguagem - Université de Paris 8 Vincennes Saint Denis (2004). Especialização em Gestão em Emergências do SUS - IEP Sírio Libanês (2014) e Capacitação em Saúde Baseada em Evidências - IEP Sírio Libanês (2013). Servidor Público na área de Fonoaudiologia desde 2009 onde atuou como Chefe do Núcleo de Medicina Física e Reabilitação do Hospital de Base do Distrito Federal (2013-2015). Atualmente atua na Diretoria de Tomada de Contas Especial da Corregedoria da Secretaria de Saúde do DF. Docente do curso de Especialização em Gerontologia/Saúde do Idoso na Faculdade LABORO, Docente do Curso de Especialização em Neuropsicologia e dos Cursos de Aprimoramento em Identificação Humana Forense e da Especialização em Perícia Fonoaudiológica do CEFAC Saúde e Educação.

Anna Carolina de Almeida Portugal - Doutora em Fisiologia (Programa de Pós-Graduação em Ciências Biomédicas Fisiologia/Farmacologia) pela Universidade Federal Fluminense e Psicóloga pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem experiência na área de fisiologia, com ênfase em psicofisiologia do comportamento humano, atuando principalmente nos seguintes temas: Atenção, Funções Executivas e Tempo de Reação Manual. Atualmente, é coordenadora da ANOVA e do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Ciências Cognitivas (IBNeuro) no Rio de Janeiro. Professora Substituta na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), nas disciplinas de Pesquisa Qualitativa, Pesquisa Quantitativa, Ética Profissional, Técnicas Psicológicas II e Tratamento de Dados. Na clínica, atua com Avaliação Neuropsicológica com crianças, adultos e idosos.

Antônio de Pádua Serafim - Graduado em Psicologia - UFPB (1992); Mestre em Neurociências e Comportamento pelo Instituto de Psicologia (IPUSP, 1999); Doutor em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP (2005); Especialização em Psicologia Hospitalar pelo Hospital das Clínicas HCFMUSP (1994). Diretor do Serviço de Psicologia e Neuropsicologia e Coordenador do Programa de Psiquiatria e Psicologia Forense (NUFOR) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IPq/HCFMUSP). Coordenador do Curso de Especialização em Neuropsicologia e Saúde Mental na Escola de Educação Permanente (EEP) vinculado ao IPq/HCFMUSP. Professor do Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento-IPUSP; Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Membro do GT Neuropsicologia Hospitalar pela Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNP). Área de pesquisa: Saúde Mental e Violência, Avaliação da Personalidade e Neuropsicológica Clínica e Forense. Editor da Série Psicologia e Neurociências. Bolsista Produtividade - CNPq

Beatriz Baldivia Psicóloga (UNESP, 2005), é especialista em Neuropsicologia (CFP, 2008) e em Intervenção e Reabilitação Neuropsicológica (CEPSIC, 2013) e em Terapia Cognitiva (CTC Veda, 2017). É mestra em Ciências (UNIFESP, 2008) e tem experiência em Neuropsicologia no Contexto Hospitalar e em Reabilitação Neuropsicológica em Lesão Cerebral Adquirida. É colaboradora do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Carlos Alberto Bezerra Tomaz - Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1977), mestrado em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (1981), doutorado em Neurociências - Universitat Dusseldorf (Alemanha, 1986) e Livre-Docência pela Universidade de São Paulo (1988). Foi Professor Titular da Universidade de São Paulo (Campus de Ribeirão Preto) e Professor Titular da Universidade de Brasília. Atualmente é Professor Titular da Universidade CEUMA. Entre Prêmios e Honrarias, recebeu a Laurea Honoris Causa da University of L'Aqilla - Itália em 2006, Prêmio UnB de Pesquisa, categoria Master, área de Ciências da Vida em 2007, foi eleito Fellow da International Behavioral Neuroscience Society em 2007, recebeu em 2017 a Comenda Othon Bastos (UFPE) e em 2019 a Comenda Amilton Barreira. Já orientou 35 alunos de Mestrado e 31 de Doutorado, e publicou 235 artigos completos em revistas de circulação internacional. É membro do corpo editorial de 6 revistas internacionais, consultor ad hoc da CAPES, FAPESP, FAPEMA, DAAD, Fulbright, NSF; possui colaborações internacionais com Argentina, Colômbia, EUA, Alemanha, Itália, Japão e Irã. Tem experiência na área de Neurociências e Comportamento, atuando principalmente nos seguintes temas: demência, memória, emoções, ansiedade, dependência de drogas de abuso, saúde e meio ambiente.

Carlos Eduardo Lourenco Dos Santos Norte - Psicólogo, Mestre e Doutor em Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Cognição e Desenvolvimento do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO). Os interesses de pesquisa e atuação encontram-se na área de Psicologia Cognitiva, Neuropsicologia, Psicologia Experimental e Psicofisiologia.

Cristiana Castanho de Almeida Rocca Possui graduação em Psicologia, especialização em Psicodrama pela Associação de Psicodrama e Sociodrama Revolução Creadora Rc (1998), Terapia Cognitivo Comportamental (Programa Ansiedade (AMBAN) do Instituto de Psiquiatria HC FMUSP) e Psicologia Hospitalar em Avaliação Psicológica e Neuropsicológica pela Universidade de São Paulo (1996). Tem Mestrado em Psicologia (Neurociências e Comportamento) pela Universidade de São Paulo (2001) e Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (2006). Foi professora da UNIP e Universidade São Camilo. É psicóloga supervisora no Serviço de Psicologia e Neuropsicologia do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Ministra aulas no Curso de Psicopatologia e Psicofarmacologia na Infância e Adolescência sobre Avaliação neuropsicológica e Desenvolvimento infantil (programa de ensino para os residentes em Psiquiatria da FMUSP); nos cursos de Neuropsicologia Clínica e Neuropsicologia aplicada as especialidades, que ocorrem no Serviço de Psicologia e Neuropsicologia do IPq-HC-FMUSP, e no curso do CEFAC no módulo de aprimoramento em Neurociências abordando temas relacionados à Neuropsicologia, em avaliação e reabilitação. Participa do PROMAN (Projeto de Pesquisa em Transtorno Bipolar IPQ-HC-FMUSP) e do Hospital Dia infantil (SEPIA IPq HCFMUSP).

Daniel Fuentes - Psicólogo, Especialista em Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia e Doutor pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Fellow pela Calgary University - Canadá, Ex-Diretor do Serviço de Psicologia e Neuropsicologia do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Coordenador de Ensino e Pesquisa do Instituto Neurológico do Hospital da Beneficência Portuguesa de São Paulo. Tem experiência nas áreas de Psicologia e Psicopatologia, com ênfase em Neuropsicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: neuropsicologia, personalidade, impulsividade, validação e normatização de escalas e testes.

Danilo Assis Pereira - Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (2001), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2003) e doutorado em Neurociências pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (2014). Foi professor do Centro Universitário de Brasília de 2002 a 2007 e na Universidade Paulista - UNIP em 2009. Preside o Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Ciências Cognitivas (IBNeuro) e é membro da International Neuropsychological Society, da Sociedad Latinoamericana de Neuropsicología e da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicometria (Teoria de Resposta ao Item, Modelos de Equação Estrutural, Estatística Robusta, Análise Bayesiana, dentre outras), Neuropsicologia (Avaliação Neuropsicológica), Cognição e Psicofísica, atuando principalmente nos seguintes temas: Construção e Validação de Instrumentos Psicológicos e Neuropsicológicos, Envelhecimento Cognitivo.

Fernanda Guedes Afiune - Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás (2006). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Hospitalar; Neuropsicologia e Reabilitação Cognitiva. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás. Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Hospital do Coração- Associação do Sanatório Sírio em São Paulo-SP; Especialista em Neuropsicologia pelo Instituto de Doenças Neurológicas de São Paulo em São Paulo-SP. Atua como Avaliação Neuropsicológica e Reabilitação Cognitiva. Professora e supervisora de cursos de especialização em Avaliação Neuropsicológica e Reabilitação Cognitiva. Preceptora da Residencia Multiprofissional do CRER (Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo) em Goiânia- Goiás.

Gabriel Coutinho - Psicólogo formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), título de Especialista em Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e em Neurociências pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Mestrado em Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ - IPUB. Doutorado em Ciências Morfológicas pelo Programa de Ciências Morfológicas - UFRJ. Atualmente é professor do Centro Universitário Celso Lisboa.

Gean Antônio de Paula - Pesquisador voluntário em Programa de Pós-Graduação em Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR (2014). Especialista em Neuropsicologia pela Divisão de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Especialista em Terapia Cognitiva e Comportamental Aplicada à Saúde, pela PUCPR. Sócio fundador da CLINCOG MAIS, onde coordena cursos de aprimoramento em neuropsicologia.

Gilberto Nunes Filho - Psicólogo formado na Universidade de Brasília (1999) e neuropsicólogo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neuropsicologia, nos seguintes temas: desenvolvimento cognitivo, paralisia cerebral, avaliação e reabilitação neurológica, testes neuropsicológicos, ressonância magnética funcional e o impacto da escrita e leitura no desenvolvimento cognitivo.

Izabel Augusta Hazin Pires - Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (1994), Especialista em Neuropsicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2002), Mestre (2000), Doutora (2006) em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco e Pós-Doutorado pela Universitè René Descartes - Paris V (2010). Atualmente é professora Associada 3 do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neuropsicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. Coordena o Grupo de Pesquisa LAPEN (Laboratório de Pesquisa e Extensão em Neuropsicologia da UFRN), Coordenadora do Programa Talento Metrópole do Instituto Metrópole Digital da UFRN. Atualmente é Vice-presidente da Sociedade Latino-Americana de Neuropsicologia (SLAN), Membro da Diretoria do XVIII Plenário do Conselho Federal de Psicologia, Coordenadora do GT da Anpepp Neuropsicologia, Pesquisadora associada da Rede Nacional de Ciência para a Educação. Bolsista de Produtividade do CNPq - Nível 2

José Neander Silva Abreu - Bolsista de Produtividade CNPq. Professor Associado III do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia. Psicólogo (Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 1994), Mestre (2002) e Doutor (2007) em Neurociências e Comportamento (Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo). Pós-doutorado na Université du Luxembourg e The University of York. Membro da International Neuropsychological Society (INS) e da Sociedade Brasileira de Psicologia. Coordenador do Programa de Pós-graduação em Psicologia (Mestrado/Doutorado) da Universidade Federal da Bahia (2020- ). Ex-presidente da SBNp no biênio 2015-2017. Coordenador do Curso de Especialização Avançada em Neuropsicologia do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia. Coordenador do Laboratório de Neuropsicologia Clínica e Cognitiva (CNPq-UFBA). Fui a seguir presidente da Sociedade, no biênio, sendo responsável no período de 2015 a 2017 por atrair evento internacional no Brasil realizado no ano de 2019.

Landeira-Fernandez Possui graduação em Psicologia pela PUC-Rio (1981-1985), mestrado em Psicologia Experimental pela USP (1986-1988), Mestrado e doutorado em Neurociência Comportamental pela UCLA (1989-1994). Fundador e atual diretor do Núcleo de Neuropsicologia Clínica e Experimental. Foi um dos fundadores e presidente do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento (IBNeC) entre 2010 e 2016. Foi um dos fundadores do periódico Psychology & Neuroscience sendo um dos editores entre 2008 a 2018. Ex-presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP) na gestão 2014-2016. Fez parte da diretoria da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) entre 2014-2019. É Professor Titular do Departamento de Psicologia da PUC-Rio onde foi diretor entre 2012-2021. Atualmente é coordenador do curso de graduação. Orientou 30 alunos de mestrado e 12 de doutorado. Atua e possui ampla experiência em pesquisa básica, onde utiliza modelos animais para investigar circuitarias neurais envolvidas na origem dos transtornos de ansiedade e desenvolve duas linhagens de animais com baixa e alta ansiedade denominadas de "Cariocas com Alto Congelamento" (CAC) e "Cariocas com Baixo Congelamento" (CBC). Tem interesse também na validação de instrumentos capazes de quantificar diferentes características emocionais e cognitivas em crianças e idosos. Possui, ainda, interesse e atuação em pesquisas relacionadas ao currículo da Psicologia e à formação profissional do psicólogo. Publicou mais de 230 artigos em periódicos brasileiros e internacionais e capítulos de livros. Finalmente, é autor do livro intitulado "Cinema e Loucura", finalista do Prêmio Jabuti na categoria de Ciências da Saúde.

Luciana Alves Tisser - Bacharel em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Possui Mestrado e Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em Ciências da Saúde com ênfase em Neurociências. Especialista em Neuropsicologia pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). É docente em cursos de Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental na Infância e na Adolescência. Experiência como docente desde 2007 nas disciplinas de Sistema Nervoso, Processos psicológicos básicos, Avaliação psicológica e neuropsicológica, psicopatologia, clínica em TCC e supervisão de estágio. Autora dos livros "Por que vou a terapia - Crianças entendendo a terapia cognitivo-comportamental", "Por que não gosto de dormir - Crianças entendendo porque é importante dormir", "Cérebros e os Moradores", "Por que devemos Combater o Bullying", "Avaliação Neuropsicológica Infantil", "Por que eu tenho dificuldade de atenção: Crianças entendendo o TDAH" e do livro "Transtornos Psicopatológicos da Infância e Adolescência". Cursando Pós-doutorado em Psiquiatria na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Luciana Schermann Azambuja Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), mestrado em Medicina e Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005) e doutorado em Medicina e Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011). É pós-doutora do Programa de Pós-Graduação em Medicina/Pediatria e Saúde da Criança (PUCRS). Atualmente faz parte do corpo clínico do Hospital São Lucas PUCRS e atua como Neuropsicóloga Clínica no Centro Clínico da PUCRS. Além disso, é pesquisadora colaboradora do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer) e da Insight Biomedical Trials. Tem experiência na área de neuropsicologia atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação neuropsicológica, avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor, TEA, TDAH, epilepsia, esclerose múltipla e demência.

Luis Flávio Chaves Anunciação - Doutor em Psicometria (PUC-Rio, com período de intercâmbio na University of Oregon, tema: Teoria de Resposta ao Item multidimensional), Mestre em Saúde Pública (UERJ, tema: Avaliação neuropsicológica) e Especialista em Neuropsicologia (IBNeuro). Sólida experiência em modelos psicométricos e técnicas computacionais de processamento estatístico em Neurociência. Atualmente, é perito do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, professor do Departamento de Psicologia da PUC-Rio, coordenador da ANOVA - Métodos quantitativos e responsável técnico da Valor do Conhecimento no Rio de Janeiro. Atua também como consultor de Psicometria e Estatística no desenvolvimento, validação e adaptação de instrumentos de medida psicológica. É autor do Teste psicológico MEMORE e MIG, ambos da NilaPress e favoráveis pelo Conselho de Psicologia e analista do Ages and Stages Questionnaire 4 edition (Brookes e Universidade de Oregon). É também autor do livro "Conceitos e análises estatísticas com R e JASP" (Nila Press) e editor do livro "Critical Issues in Special Education for School Rehabilitation Practices" (IGI Global). Tem especial interesse em modelagem estatística e computacional de variáveis latentes, Teoria de Resposta ao Item, Modelos de Equações Estruturais, Estatística Bayesiana, avaliação de programas educacionais e sociais e formação acadêmica.

Paula Schimidt Brum - Pós-doutoranda em estimulação cognitiva para idosos com demências pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Possui graduação em Gerontologia pela Universidade de São Paulo (2008), Mestrado em Treino de Memória para Idosos pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (2012), e doutorado em treino de memória para idosos pelo Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da USP (2017). Realizou estágio doutoral na Università degli Studi di Padova com foco em pesquisa e uso clínico do treino cognitivo em idosos. Possui curso de formação em Estimulação cognitiva para idosos com demência e de Empoderamento Cognitivo para idosos saudáveis pelo Dipartamento di Psicologia Generale Vittorio Benussi pertencente à Università degli Studi di Padova.

Priscila Covre - Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (2004), mestrado em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo (2007) e doutorado pela mesma instituição (2013). Realizou doutorado sanduíche na University of York, sob supervisão dos professores Alan Baddeley e Graham Hitch e participou do programa de Psicóloga visitante no Centro de Reabilitação Neuropsicológica Oliver Zangwill em Ely na Inglaterra. Ministra aulas como convidada em cursos de Especialização em Neuropsicologia, Reabilitação Neuropsicológica e Psicopedagogia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neuropsicologia e Terapia Cognitivo-Comportamental. Principais áreas de pesquisa: memória, memória operacional, funções executivas, habilidades visuoespaciais e reabilitação neuropsicológica.

Valdir Figueiras Pessoa - Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (1973), Mestrado em Fisiologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1977) , doutorado em Neurociências pelo Vision Research Unit do Hospital St' Thomas, Universidade de Londres (1983) e pós-doutorado pelo Center for Visual Sciences (CVS) da Universidade de Rochester, USA (1991). Atualmente é docente do Instituto Brasiliense de Neuropsicologia. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Neurofisiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: percepção de cores, ilusões visuais, organização retiniana, córtex visual.

Valéria Trunkl Serrao - Título de Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina de São Paulo. Título de especialista em Neuropsicologia e formação em Reabilitação Cognitiva pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina do Estado de São Paulo (HC-FMUSP). Neuropsicóloga da Divisão de Psicologia do Instituto Central do HC-FMUSP (atuação: Clínicas Médicas - Geriatria) de 2008 a 2014 - exoneração solicitada. Supervisora e docente do Curso de Formação em Neuropsicologia pela Divisão de Psicologia do HC - CEPSIC (2008 a 2014) e pelo Centro de Estudos de Neurologia da Divisão de Clínica Neurológica do Hospital das Clínicas da FMUSP (2013 - atual) e do curso de Neuropsicologia do Instituto de Ensino e Pesquisa em Saúde e Educação (IEPSE, Brasília, DF; de 2013 a 2016 - desligamento solicitado) com equivalência em titulação de Especialista (parte teórica e prática - 500h). Professora Convidado dos Institutos IPOG - Instituto de Pós-Graduação e Graduação; SAPIENS - Instituto de Psicologia. Membro da Associação Brasil Parkinson São Paulo, da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) e da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp). Atua em consultório, com experiência em avaliação neuropsicológica, supervisão, grupo de estudo com olhar em raciocínio clínico e reabilitação cognitiva.

Vanderson Carvalho Neri - Médico graduado pela Faculdade de Medicina de Campos/RJ (2007). Neurologista pós-graduado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO (2011). Possui Mestrado (2012) e Doutorado em Neurologia (2016) conferido pela mesma Universidade, onde participou da linha de pesquisa Neuroepidemiologia/Doenças Desmielinizantes, cujo projeto abrangeu o estudo do perfil inflamatório no líquido cefalorraquidiano em pacientes com Esclerose Múltipla e Síndromes do Complexo NMO. Pós-doutorado em Neurologia (2019) pelo Hospital Universitário Gaffrée-Guinle/UNIRIO/CAPES, em que participou de pesquisa sobre as manifestações neurológicas das Arboviroses, projeto inserido na linha de pesquisa Neurociências Translacional. Fellow pela University of the Sunshine Coast, Queensland, Austrália. Docente Permanente do programa de Pós-graduação em Neurologia da UNIRIO (PPGNEURO-UNIRIO), participando da linha de pesquisa Neuroepidemiologia. É pesquisador colaborador de projetos de pesquisa na área de Neuroimunologia na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Hospital da Lagoa/Ministério da Saude. Responsável pelo Ambulatório de Doença de Parkinson e outros Distúrbios do Movimento do Centro de Referência de Alzheimer e Parkinson (CDAP)-Campos dos Goytacazes/RJ, e Regular Member of International Parkinson and Movement Disorders Society (MDS). Membro da Associação de Neurologia do Rio de Janeiro/ ABN-RJ. Médico Neurologista do Hospital da Lagoa- Ministério da Saúde, Ambulatório de Esclerose Múltipla e outras doenças desmielinizantes. Atualmente é professor de Neurologia da Faculdade de Medicina de Campos/RJ (Curso de Graduação em Medicina), professor-tutor da Liga Acadêmica de Neurologia da FMC, professor convidado dos Cursos de Pós-graduação em Neurologia da Faculdade IPMED de Ciências Médicas e Curso de Neuropsicologia do IBNeuro (Instituto Brasileiro de Neurociências). Possui experiência nas áreas de Neurologia Clínica (Distúrbios do Movimento e Doença de Parkinson, e Doenças Inflamatórias Primárias do Sistema Nervoso: Esclerose Múltipla e Neuromielite Óptica).

Vítor Augusto Motta Moreira - Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Alfenas (1987), especialização em farmacologia de produtos naturais, pela Universidade Federal de Pernambuco, mestrado em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo (1992), doutorado em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo (1996) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor adjunto 4 da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicobiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudo de agonistas e antagonistas opioides na gênese e elaboração de comportamentos aversivos bem como seu papel reforçador negativo.

Thomas Eichenberg Krahe - Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Biologia (Biociências Nucleares) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997), doutorado em Biologia (Biociências Nucleares) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001), Pós-doutorado no Departamento de Anatomia e Neurobiologia da Virginia Commonwealth University (EUA) (2004), Research Associate no Departamento de Anatomia e Neurobiologia da Virginia Commonwealth University (EUA) (2014). Atualmente é Professor Assistente do Departamento de Psicologia da PUC-Rio. Faz parte do núcleo permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da PUC-Rio e é colaborador do Programa de Pós-graduação em Biociências (PGB) e do Programa de Pós-graduação em Fisiopatologia Clínica e Experimental (FISCLINEX), ambos da UERJ. É membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Neurociências e Cognição (INCog) da PUC-Rio. Ministra disciplinas em cursos de graduação no Departamento de Psicologia da PUC-Rio e pós-graduação na PGB e FISCLINEX. Tem experiência na área de Neurociências, com ênfase em Neuroplasticidade Visual. Durante os últimos 15 anos adquiriu extensa experiência em docência, pesquisa e desenvolvimento de técnicas de registro celular in vivo e in vitro para avaliação da função sináptica e plasticidade do sistema visual.