Avaliação neuropsicológica em crianças e adolescentes
O que é: A avaliação neuropsicológica infantil é um exame que utiliza testes psicológicos e neuropsicológicos específicos, além de entrevistas com pacientes, familiares e educadores, para mapear o desempenho cognitivo e comportamental do avaliado, identificar possíveis distúrbios cognitivos e verificar a integridade do funcionamento cerebral. Este tipo de avaliação é muito útil na formulação do diagnóstico diferencial em crianças e adolescentes, acompanhamento escolar e monitoramento da recuperação cognitiva em pacientes em reabilitação.
O resultado é um relatório/laudo que serve como guia para médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, professores, pais e até mesmo em decisões judiciais. Por meio deste relatório, é possível nortear a conduta a ser tomada e identificar possíveis intervenções terapêuticas apropriadas para cada caso.
Quando o paciente chega no consultório, o processo de avaliação neuropsicológica infantil segue os seguintes passos:
- Identificação das queixas: Por meio de uma entrevista inicial, tanto com o paciente quanto com algum familiar ou acompanhante, são identificadas as queixas que levaram o paciente a buscar a avaliação.
- Planejamento da avaliação: Para cada caso, são selecionados testes e instrumentos cientificamente relevantes que serão utilizados durante a avaliação.
- Coleta de informações: Durante as sessões de avaliação, sempre respeitando o ritmo de cada paciente, são coletadas informações sobre o desempenho cognitivo e comportamental do avaliado. O olhar do clínico está sempre atento às nuanças comportamentais e às particularidades executadas pelo paciente em cada resposta.
- Análise, interpretação e integração dos dados: Após a conclusão da coleta dos dados cognitivos e do histórico clínico e familiar, é realizada a análise, interpretação e integração dos dados. Em seguida, é confeccionado um relatório (laudo ou parecer), que é um trabalho complexo e que pode levar várias horas para ser concluído.
- Devolutiva: Por fim, é agendada a devolutiva para o paciente, familiares e cuidadores. Nesta etapa, são explicados todos os resultados obtidos na avaliação e são discutidas as hipóteses diagnósticas a serem consideradas. Além disso, os profissionais se colocam à disposição para discutir os resultados com a equipe médica e demais profissionais que acompanham o caso.
Importante! Também direcionamos a família para os próximos passos, ajudando a traçar as estratégias e recomendações necessárias. Toda esta Avaliação Neuropsicológica é realizada entre 4 e 6 sessões, dependendo de cada caso e do tempo que o paciente executa as tarefas solicitadas.
Quem encaminha: Médicos, psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos, professores e magistrados.
Quem realiza: Psicólogos do IBNeuro especialistas em Neuropsicologia Clínica.
Onde acontece: Pode ser realizado de forma presencial (na clínica IBNeuro em Brasília).
(Conheça nossos profissionais)
Para mais informações, entre em contato conosco clicando no botão verde do WhatsApp que está em sua tela!